Hillary chama Bolsonaro de “corrupto” ao criticar tarifa de Trump
Democrata afirma que os próprios americanos sairão prejudicados pela medida imposta pelo presidente dos EUA
A ex-secretária de Estado dos EUA Hillary Clinton (foto) criticou a decisão de Donald Trump de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados para os EUA.
Em publicação na rede social Bluesky, a democrata chamou o ex-presidente Jair Bolsonaro de “corrupto” e afirmou que os próprios americanos sairão prejudicados pela medida.
“Você está prestes a pagar mais por carne bovina não apenas porque Trump quer proteger o seu amigo corrupto… mas também porque os republicanos no Congresso decidiram ceder-lhe o seu poder sobre a política comercial”, escreveu.
Hillary compartilhou um print de uma reportagem do The New York Times que detalha as tarifas impostas por Trump ao Brasil.
A democrata foi secretária de Estado durante o governo Barack Obama e candidata derrotada à presidência em 2016, quando perdeu para o próprio Trump.
Trump defende Bolsonaro
Em carta enviada a Lula, Trump diz que a medida se deve em parte “aos ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos”.
Segundo o presidente americano, o Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro “emitiu centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS a plataformas de mídia social dos EUA, ameaçando-as com multas de milhões de dólares e expulsão do mercado de mídia social brasileiro”.
Trump também citou na comunicação o ex-presidente Jair Bolsonaro, a quem tem feito acenos como nunca antes após a cúpula do Brics realizada no Rio de Janeiro, no fim de semana.
“Por favor, entenda que os 50% são muito menos do que seria necessário para termos igualdade de condições em nosso comércio com seu país. E é necessário ter isso para corrigir as graves injustiças do sistema atual”, diz Trump na carta.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
BRozoBR
13.07.2025 02:23E sobre o alcoolatra ladrão, nenhum comentário?
Claudemir Silvestre
12.07.2025 22:23Honesto mesmo é o LULA 🤣🤣🤣🤣🤣
Marian
12.07.2025 17:19Não irá fazer diferença.