Hamas está assumindo controle da ajuda humanitária em Gaza, diz Netanyahu
Ex-primeiro-ministro Naftali Bennett publicou um vídeo que mostra terroristas sobre caminhões enviados por Israel
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta quarta-feira, 25, que o grupo terrorista Hamas está assumindo o controle da ajuda humanitária que entra no norte da Faixa de Gaza.
Em declaração conjunta com o ministro da Defesa, Israel Katz, o premiê disse que os terroristas estão roubando mantimentos dos civis.
Netanyahu instruiu as Forças de Defesa de Israel (FDI) a apresentarem um plano de ação contra a atitude do Hamas.
Vídeo nas redes
O comentário ocorreu uma hora após o ex-primeiro-ministro Naftali Bennett, um dos possíveis opositores de Netanyahu nas próximas eleições, publicar um vídeo em seu perfil no X que mostra homens armados em cima de caminhões com ajuda humanitária entregue por Israel.
Bennett criticou a postura do governo de Netanyahu, afirmando que o país segue “alimentando o Hamas com dinheiro e poder”.
“Este vídeo foi filmado hoje. Ele mostra militantes do Hamas mais uma vez assumindo o controle dos food trucks que o governo israelense trouxe para a Faixa de Gaza. Os combatentes no campo me explicaram que essas são as instruções atuais, para trazer caminhões sem controle. É assim que continuamos a alimentar o Hamas com dinheiro e poder. Ministros do governo prometeram que “nem um único grão entrará”, e, como sempre, a realidade é o oposto. vergonhoso”, escreveu no X.
O mandato de Bennett durou de 13 de junho de 2021 a 30 de junho de 2022. Ele assumiu após um acordo de coalizão que encerrou os 12 anos do governo de Netanyahu.
No entanto, a coalizão formada por Bennett e Yair Lapid perdeu maioria, quando o partido Likud, do qual Netanyahu faz parte, venceu com um bloco de 64 cadeiras no Knesset, o Parlamento de Israel.
O atual premiê costurou acordos com partidos nacionalistas e ortodoxos e, em dezembro do ano passado, retornou ao cargo.
Novo foco
Após o início do cessar-fogo com o Irã, o chefe do Estado-Maior, Eyal Zamir, disse na terça-feira, 25, que as FDI concentrarão sua ofensiva contra o grupo terrorista Hamas, na Faixa de Gaza.
“Agora o foco está voltando para Gaza, para trazer os reféns para casa e desmantelar o regime do Hamas”, afirmou.
Zamir destacou que Israel concluiu uma “fase significativa” das ações militares contra o regime de Teerã, mas que as FDI não deveriam “se acomodar”.
“Entramos em uma nova fase com base nas conquistas da fase anterior”, afirmou, com elogios aos militares envolvidos nos ataques contra instalações iranianas.
“Todos os comandos, diretorias e ramos do Exército contribuíram para o sucesso da operação, seja por meio da participação direta na operação iraniana, seja pela defesa em suas respectivas áreas”, disse.
Leia também: Israel “não tirará os olhos do Irã”, diz chefe do Mossad
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)