França investiga possível ação criminosa no apagão em Cannes
Falha na rede elétrica afetou cerca de 160 mil imóveis em cidades no sudeste da França

Um grande apagão atingiu neste sábado, 24, a região de Cannes, no sudeste da França, horas antes da cerimônia de encerramento do 78º Festival de Cinema. A falha na rede elétrica afetou cerca de 160 mil imóveis em cidades como Villeneuve-Loubet, Mougins e Cagnes-sur-Mer, além da própria Cannes.
As autoridades investigam a possibilidade de ação criminosa. Fontes do Ministério do Interior disseram à rádio France Info que um incêndio numa subestação elétrica em Biançon, cidade próxima de Cannes, pode ter sido provocado intencionalmente. Uma brigada policial foi mobilizada para apurar o caso.
O primeiro blecaute ocorreu por volta das 2h45 (hora local) e foi rapidamente contornado com o redirecionamento da energia por outras redes, segundo a empresa francesa de eletricidade RTE. Um segundo incidente, porém, aconteceu às 10h, quando um poste caiu e cortou uma linha de alta tensão, provocando novo apagão.
Há ainda suspeitas de vandalismo em outros pontos da rede elétrica, com investigações em andamento sobre cortes deliberados de postes em ao menos três cidades vizinhas.
A queda de energia impactou o tráfego ferroviário, com atrasos e cancelamentos de trens, apagou os semáforos de Cannes e forçou o fechamento de lojas e restaurantes.
Comerciantes passaram a depender da luz do dia e lanternas de celular para atender clientes, enquanto hotéis enfrentaram transtornos com elevadores fora de operação.
Festival garante cerimônia de encerramento
Apesar da instabilidade, os organizadores do Festival de Cannes garantiram que a cerimônia de encerramento ocorrerá normalmente, graças a geradores próprios.
Sessões e conferências dentro do Palácio dos Festivais seguem conforme o previsto, embora exibições em locais externos, como o Cineum — a cinco quilômetros da Croisette —, tenham sido suspensas.A organização informou que a Palma de Ouro será entregue às 18h40 (13h40 em Brasília).
Um dos filmes na disputa é O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)