“É melhor ele rindo do que de cara feia”, diz Lula sobre Trump
Segundo o presidente, a reunião com o republicano representou avanço na relação entre Brasil e Estados Unidos
Em coletiva de imprensa ao lado de ministros nesta quinta-feira ,7, o presidente Lula (PT) afirmou que sugeriu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a aparecer sorrindo nas fotos durante o encontro na Casa Branca.
“Eu sempre acho que a fotografia vale muito e vocês perceberam que o presidente Trump rindo é melhor do que ele de cara feia. E eu fiz questão de dizer para ele rir. Um pouco… é importante, alivia. Alivia a nossa alma se a gente rir um pouco. (…) E ainda brinquei com o presidente Trump. Ele perguntou da Copa do Mundo, se a seleção brasileira tava boa e eu falei: ‘olha, eu espero que você não venha, sabe, anular o visto dos jogadores brasileiros para a seleção. Por favor, não faça isso porque nós vamos vir aqui para ganhar a Copa do Mundo’. É isso.”
Lula também disse ter brincado com o republicano sobre os vistos de jogadores da seleção brasileira que disputarão a Copa do Mundo: “Espero que você não venha anular o visto dos jogadores brasileiros da seleção”.
Segundo o petista, a reunião representa um avanço na relação bilateral entre Brasil e Estados Unidos.
“Saio daqui com a ideia de que nós demos um passo importante na consolidação da relação que o Brasil tem com os Estados Unidos. Já tinha dito ao Trump na Malásia que a relação é uma demonstração ao mundo que as duas maiores democracias do continente podem ser exemplo. Somos as duas maiores democracias do hemisfério, somos as duas maiores na América Latina. (…) Durante todo o século XX, os EUA foram o maior parceiro comercial do Brasil. A China entrou no espaço para comprar. É importante aos Estados Unidos que voltem a ter interesse nas coisas do Brasil.”
Crime organizado
“Nós discutimos aqueles assuntos que pareciam tabus. Sabe, eu disse ao presidente (Trump): muitas, muitas vezes, os Estados Unidos falava em combater o crime organizado, a questão das drogas, tentando ter base militar dentro dos outros países. Quando, na verdade, para você fazer com que os países deixe de plantar ou fabricar aquilo que a gente chama de droga, é preciso que a gente crie alternativa econômica para esses países. Como que você vai fazer um país deixar de produzir coca se você não oferece uma alternativa de algum produto para que alguém possa plantar e ganhar dinheiro? E nós temos que incentivar o plantio de outras coisas e sermos os compradores para que as pessoas possam sobreviver. Se não, se não, enquanto houver gente necessitada de recurso e houver consumidor, não vamos parar, sabe, de ter o mundo cheio de droga por tudo que é lado.”
Leia também: Ministros detalham reunião de Lula com Trump
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)