Ministros detalham reunião de Lula com Trump
Equipe afirmou que os presidentes discutiram tarifas, minerais críticos e cooperação em segurança
Em coletiva de imprensa na embaixada brasileira em Washington, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que a reunião entre o presidente Lula (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quinta, 7, tratou de temas comerciais, minerais críticos e cooperação no combate ao crime organizado transnacional.
“Foram basicamente discutidos os temas relativos ao comércio, na questão das tarifas, depois foram discutidos questões de cooperação de combate ao crime organizado. Também discutimos questões relativas aos minerais críticos e tudo isso se desenvolveu de forma positiva. Os dois chefes de Estado extrapolaram tudo que estava programado, foi uma reunião produtiva. Os presidentes estabeleceram missões em cada uma das áreas”, disse.
Seção 301
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Márcio Elias Rosa, indicou que o governo brasileiro defendeu o fim da Seção 301, mecanismo comercial adotado pelos Estados Unidos.
“Indicamos a necessidade da seção 301 e estabeleceu-se uma discussão em torno das tarifas aplicadas sobre o Brasil. (…) Nós ficamos de nos reunir nos próximos trinta dias para chegarmos a uma conclusão. Na nossa expectativa de que leve ao fim da seção 301. Nas próximas semanas, discutiremos o fim das tarifas e uma nova regra para o futuro. O ideal é que os Estados Unidos sejam um parceiro dinâmico.”
Crime transnacional
O ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou que apresentou a Trump dados sobre cooperação aduaneira e combate ao tráfico internacional.
“Duas frentes de conclusão. Entre as aduanas. Houve um primeiro anúncio feito no Brasil e que se estabeleceu o primeiro mecanismo de troca de informação de chegada de contêiner. Isso tem nos permitido fazer de apreensão de mais de meia tonelada de armas que saíram dos Estados Unidos e chegaram ao Brasil. Mais de meia tonelada de arma apreendida graças a apreendida.”
“Não tem droga que saem dos portos brasileiros que chegam aos Estados Unidos. O que temos percebidos são drogas sintéticas que saem dos Estados Unidos e chegam ao Brasil.”
Durigan também disse que relatou ao governo americano detalhes da Operação Carbono Oculto e destacou que o fluxo de drogas entre os dois países tem ocorrido principalmente por meio de drogas sintéticas vindas dos Estados Unidos.
Já o ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, afirmou que compartilhou com Trump informações sobre o cenário de segurança pública e classificou o encontro como “muito exitoso”.
“Compartilhamos as ideias com ele do que está acontecendo. Portanto, considero a reunião muito exitosa. Foi, de fato, um dia histórico da relação Brasil e Estados Unidos.”
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Padilha, destacou que Lula reforçou a importância de desenvolver a indústria brasileira ligada aos minerais críticos.
“Sobre os minerais críticos, o presidente eixou claro a importância para a gente desenvolver a nossa indústria. O Brasil é solo fértil para investimentos. Mas é solo fértil também porque é mais barato investir e refinar os materiais no Brasil. Gerando riqueza, renda e divisas para o país. Saímos daqui extremamente otimistas com essa relação que vamos ter, também, americanos.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)