Crusoé: Milei, o Lula do avesso
O presidente da Argentina, Javier Milei (foto), tomou posições em política externa que são opostas às do presidente Lula em sua primeira semana de governo...
O presidente da Argentina, Javier Milei (foto), tomou posições em política externa que são opostas às do presidente Lula em sua primeira semana de governo.
Milei recebeu o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em sua posse, em Buenos Aires. Nesta sexta, 15, foi divulgado que ele deve doar dois helicópteros Mi-17E para a Ucrânia. Os aparelhos estavam sendo usados em missões na Antártida, mas foram encostados no hangar porque um acordo de manutenção com a Rússia foi cancelado por causa das sanções. A Ucrânia, contudo, tem capacidade para colocá-los no ar novamente.
A atitude é oposta a de Lula, que disse que Zelensky quis a guerra e tentou jogar a culpa do conflito na Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan.
Milei também prometeu mudar a embaixada da Argentina para Jerusalém, um gesto que agrada bastante ao governo de Israel. Desde que esse país foi fundado, a capital funciona em Jerusalém, mas vários países preferiram deixar suas embaixadas em Tel Aviv, como uma maneira de pressionar os israelenses a negociar com os palestinos. O presidente argentino também disse que viajará para Israel e nomeou um rabino, Shimon Axel Wahnish, para comandar a embaixada argentina no país. Wahnish foi quem introduziu Milei no estudo da Torá, a Bíblia judaica.
LEIA MAIS AQUI; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)