Crusoé: “Como a vitória de Milei impacta o governo Lula”
Com a proximidade da eleição presidencial argentina, o governo de Lula desenhou cenários de como poderá ser a relação entre os dois países nos próximos anos. As projeções são mais simples em caso de vitória de Sergio Massa ou de Patricia Bullrich. Contudo, é Javier Milei (foto) que recai a maior preocupação em Brasília, diz Crusoé...
Com a proximidade da eleição presidencial argentina, o governo de Lula desenhou cenários de como poderá ser a relação entre os dois países nos próximos anos. As projeções são mais simples em caso de vitória de Sergio Massa ou de Patricia Bullrich. Contudo, é Javier Milei (foto) que recai a maior preocupação em Brasília, diz Crusoé.
“‘É natural que eu esteja preocupado’, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta quinta-feira (19). ‘Uma pessoa que tem como bandeira romper com o Brasil, uma relação construída ao longo de séculos, preocupa. É natural isso. Preocuparia qualquer um’.”
“Milei defende abertamente o afastamento da Argentina do Mercosul e do Brics. Ele também fala em não negociar com governos que considera ‘comunistas’, como diz ser o de Lula. O perfil populista do economista difere do de seus concorrentes — Bullrich e Massa são membros do establishment político e são mais aderentes ao pragmatismo. A primeira foi ministra de dois presidentes e o segundo, egresso do peronismo, é o atual ministro da Fazenda.”
“Caso Lula tenha de lidar com Milei na Casa Rosada, esse não seria um terreno totalmente novo, pois os dois países já tiveram presidentes em campos opostos. Quando a chapa de Alberto Fernández e Cristina Kirchner foi declarada vencedora, em 2019, o então ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou que ‘as forças do mal estão celebrando’. À época, Bolsonaro fez campanha contra Fernández. Depois, quando o peronista assumiu a Casa Rosada, passou a criticar Bolsonaro e a apoiar a futura eleição de Lula.”
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)