O Antagonista

Bukele: Lula “jamais me mencionou o tema segurança”

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 05.02.2024 09:04 comentários
Mundo

Bukele: Lula “jamais me mencionou o tema segurança”

"Quando um país não resolve seus problemas, sobretudo de delinquência, é porque não há vontade de resolvê-los", disse o presidente de El Salvador ao falar sobre o Brasil

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 05.02.2024 09:04 comentários 0
Bukele: Lula “jamais me mencionou o tema segurança”
Foto: Reprodução/ Secretaría de Prensa El Salvador

Virtual reeleito à Presidência de El Salvador, o presidente Nayib Bukele (foto) mandou um recado para Lula durante entrevista coletiva na noite de domingo, 4. Questionado sobre o Brasil, ele mencionou duas conversas com o petista, durante as quais Lula “jamais mencionou o tema segurança”, e disse que seu país pode ser exemplo para o combate ao crime, apesar de ser pequeno.

“Conversei duas vezes com o presidente Lula, mas ele jamais me mencionou o tema segurança. Imagino que ele tenha sua forma de abordar e lidar com essa situação. Nunca falamos sobre esse assunto. Creio que o que El Salvador mostra ao mundo é que todos os problemas têm solução quando há vontade política”, disse Bukele, que se declarou vencedor das eleições com menos da metade das urnas apuradas.

Ele detalhou sua experiência como presidente daquele que era considerado o país mais perigoso do mundo. Desde 2022, El Salvador está em estado de exceção. Pelo menos 70 mil pessoas foram presas no país acusadas de pertencerem a gangues. Bukele também construiu uma prisão de segurança máxima na qual mais de 100 detentos são mantidos sem colchões em suas celas.

Mais perigoso do mundo

“Há quem diga ‘mas El Salvador é pequeno, e portanto é mais fácil de resolver, mas num [país] grande não se pode resolver’. Isso me diziam quando era prefeito de Nuevo Cuscatlán. Quando vim para a capital [onde também foi prefeito antes de virar presidente], me disseram: Nuevo Cuscatián é pequena, San Salvador é grande, uma capital. Quando fomos à capital e fizemos um bom trabalho na capital, as pessoas diziam: ‘Uma coisa é ser prefeito, outra coisa é ser presidente, os problemas de um presidente são diferentes dos de um prefeito’. Bem, aqui estamos, solucionando o maior problema do país. E, agora, estamos no caminho de solucionar os demais”, comentou.

O presidente salvadorenho seguiu: “O que digo a qualquer pessoa que diga que não se pode solucionar o problema porque são muito grandes ou muito difíceis… Imagine a dificuldade que é ter o menor país da América Latina, o país com menos recursos territoriais, poucos recursos econômicos, com Exército pequeno, polícia pequena, e ter o recorde, não da América Central, da América Latina, é o recorde do país mais perigoso de todo o mundo. É um problema grande com poucos recursos para solucioná-lo, e o solucionamos. E rápido e de maneira limpa, sem custo grande para os salvadorenhos. E com aprovação da população, porque isso seria outra coisa. Eu poderia fazer de tudo, mas, se, nas ruas, dissessem ‘não gosto do que está fazendo esse presidente’, eu saberia que estou errado. Mas se fazemos e as pessoas estão satisfeitas, é uma validação”.

Exemplo

“Acredito que o que El Salvador está fazendo provavelmente tem muita diferença com o que o Brasil precisa fazer. Mas o que incomoda a muitos governo é que El Salvador demonstra que tudo se pode fazer com vontade. E que quando um país não resolve seus problemas, sobretudo de delinquência, é porque não há vontade de resolvê-los. Em alguns casos, porque são sócios dos criminosos”, comparou Bukele.

“Para um sócio dos criminosos, ele perde seu negócio. Tem de ser alguém que não se importe com os criminosos, que não se importe com a economia criminal, disposto a botar na cadeia os criminosos, para solucionar [o problema]. A receita de El Salvador pode ser aplicada com ‘copia e cola’ em outro país do mundo? Duvido. Mas o exemplo de El Salvador pode servir. Que um país tão pequeno, tão pobre como El Salvador esteja solucionando seus problemas com vontade política e apoio do povo? Sim. E por isso esse exemplo se aplica no Brasil e em qualquer país do mundo”, finalizou. 

Brasil

Você pode ajudar a encontrar Kaiane, uma das desaparecidas do Brasil

23.02.2024 07:12 1 minuto de leitura
Visualizar

Com dois de Romero, Corinthians vence o Cianorte e avança na Copa do Brasil

Visualizar

Saque do Abono PIS/Pasep 2024: 1,7 milhão de trabalhadores já podem sacar

Visualizar

Caixa Econômica Federal oferece 5 mil vagas para níveis médio e superior: Inscreva-se agora!

Visualizar

Bolsa Família: antecipa repasse para municípios em estado de calamidade pública

Visualizar

Bolsa Família: confira o cronograma de pagamento para Março de 2024

Visualizar

Tags relacionadas

El Salvador Lula Nayib Bukele Segurança pública
< Notícia Anterior

Acidente complica tráfego na Rodovia Raposo Tavares, em São Paulo

05.02.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Marinha do Brasil entra na força-tarefa em meio a conflito no Mar Vermelho

05.02.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (4)

Paulo Pires

2024-02-05 10:49:18

Segurança pública nunca foi prioridade para nenhum presidente, seja Bozo seja Janjo!


Celso

2024-02-05 09:47:38

O PT e seus simpatizante fazem a maior camapmha do mundo pela impunidade.


Jorge Alberto da Cunha Rodrigues

2024-02-05 09:34:14

O PT têm inúmeros corruptos e protagonizou os maiores esquemas de corrupção da história do país (Mensalão e Petrolão). O PT também têm aliados no Poder Judiciário, especialmente no STF, que atuam fortemente na defesa do corruptos poderosos (Toffoli, Gilmar Mendes, Dino, Zanin e o recém aposentado Lewandowski são alguns dos exemplos). Um partido com esse deplorável perfil ético jamais atuará com determinação na área de segurança pública.


Nelson Pereira Cacheta

2024-02-05 09:26:01

Quantas prisões de segurança máxima poderíamos construir com o dinheiro das muita, perdoadas por Toffoli? Um só sujeito tomando medidas contra um país.


Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Empresa privada dos EUA pousa sonda na Lua

Empresa privada dos EUA pousa sonda na Lua

22.02.2024 21:08 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Porta-voz das FDI lista fatos que desmentem Lula

Porta-voz das FDI lista fatos que desmentem Lula

22.02.2024 20:30 4 minutos de leitura
Visualizar notícia
Biden ameaça Irã com sanções severas se fornecer mísseis à Rússia

Biden ameaça Irã com sanções severas se fornecer mísseis à Rússia

22.02.2024 19:47 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Daniel Alves pode ser solto em dois anos

Daniel Alves pode ser solto em dois anos

22.02.2024 19:21 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.