Ataque terrorista a tribunal no Irã deixa mortos
Os autores do ataque invadiram o prédio portando armas e lançaram uma granada dentro do tribunal
Um ataque a um tribunal em Zahedan, capital da província de Sistão-Baluchistão, no sudeste do Irã, deixou ao menos nove mortos e cerca de 20 feridos na manhã deste sábado, 26, segundo a mídia local. O grupo sunita Jaish al-Adl assumiu a autoria do ataque, que foi classificado pelas autoridades como um ato terrorista.
Os agressores invadiram o prédio portando armas e lançaram uma granada dentro do tribunal. Três dos autores do ataque foram mortos em confronto com as forças de segurança.
Entre as vítimas do atentado estavam civis, incluindo uma mãe e uma criança, além de funcionários do judiciário e agentes de segurança.
Zahedan fica a cerca de 1.130 quilômetros ao sudeste de Teerã e está localizada perto das fronteiras com o Paquistão e o Afeganistão, regiões onde a presença de grupos armados e traficantes é constante. A província é habitada majoritariamente pela minoria balúchi, muçulmana sunita, que reclama de marginalização econômica e exclusão política em um país de maioria xiita.
O vice-comandante da polícia local, Alireza Daliri, relatou que os agressores tentaram entrar no tribunal disfarçados de visitantes. Explosões e tiroteios foram ouvidos durante o ataque. A agência Mehr informou que os feridos foram levados a hospitais próximos para atendimento.
O Jaish al-Adl, que busca maior autonomia para a região, frequentemente entra em confronto com as forças iranianas, que acusam o grupo de receber apoio externo e se envolver em atividades ilícitas, como o contrabando. A província é uma das menos desenvolvidas do Irã e tem histórico de tensões e confrontos violentos entre militantes e o governo.
Em outubro do ano passado, um ataque semelhante a um comboio policial matou pelo menos 10 agentes na mesma região.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)