Gustavo Nogy na Crusoé: Notas para uma indefinição ideológica
Sei as cores e as dores do meu time. Mas hoje visto menos os disfarces que já vesti
Sei que não é de bom tom, mas há muito deixei para trás a âncora das definições ideológicas.
Ser de esquerda? Ser de direita? Ser liberal? Ser conservador? Ser reacionário? Ser progressista?
Sejam vocês, se quiserem ser qualquer coisa. “Vão para o diabo sem mim/ Ou deixem-me ir sozinho para o diabo!/ Para que havemos de ir juntos?”
Eu sou pouca coisa, acredito em pouca coisa, mato e mato-me por pouca coisa. Mas nenhuma das coisas que sou, em que acredito, pelas quais mato ou morro, será um arranjo transitório e historicamente situado.
Sobretudo: um arranjo transitório e historicamente situado que é defendido por gente dogmática e lunaticamente situada.
Estou razoavelmente seguro dos meus aproximados 5 litros de sangue e 206 ossos. Atendo (ainda) pelo nome de batismo.
Encontro (por enquanto) o caminho de casa. Reconheço mulher, familiares, amigos e cachorros. Sei as cores e as dores do meu time.
Mas hoje visto menos os disfarces que já vesti.
Às segundas-feiras, acordo resoluto e conservador; às terças, já não tenho tanta certeza se existe algo que mereça ser conservado.
Às quartas e quintas, o tédio me impede de tomar qualquer posição moral: viro Centrão de mim mesmo.
Friday, I’m in love.
Aos sábados, um ímpeto revolucionário me tira da cama logo cedo e anseio por tomar Bastilhas, Bastilhas que serão devolvidas ao antigo dono nas tardes de domingo.
Quero entender os problemas do mundo – quando quero entender os problemas do mundo, o que não é todo dia… – um de cada vez.
A economia, o ambiente, os costumes, as leis, os pontos corridos ou o mata-mata, nada disso vem com manual de instruções, e o menu escrito de acordo com a distribuição dos assentos na Assembleia Francesa do século 18 me parece já bastante desatualizado.
Especialistas e eruditos com o dedo em riste discordam? “Non ti curar di lor, ma guarda e passa”, disse Virgílio a Dante.
Pra muitos, essa indefinição ideológica equivale a uma rendição.
Como já não me importa…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)