737 Max 9 voava com parafusos a menos
Relatório indica que porta de avião da Boeing, que se desprendeu durante voo, não estava presa com parafusos essenciais
Investigadores do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (NTSB) revelaram que quatro parafusos essenciais para fixar o plugue da porta do Boeing 737 Max 9 estavam faltando no momento do incidente ocorrido no voo 1282 da Alaska Airlines no mês passado.
A queda da porta durante o voo levou à suspensão dos voos das aeronaves modelo Max 9 e trouxe à tona novamente as preocupações com a segurança da Boeing após os acidentes fatais envolvendo o modelo Max 8 em 2018 e 2019.
O que diz a Boeing?
A Boeing reconheceu sua responsabilidade pelo incidente em um comunicado divulgado após o relatório do NTSB e afirmou que está tomando medidas para evitar que novos casos como esse aconteçam novamente.
O CEO da empresa, Dave Calhoun, declarou: “Independentemente das conclusões finais alcançadas, a Boeing é responsável pelo que aconteceu. Um evento como este não deveria ocorrer em um avião fabricado por nós. Devemos fazer melhor para nossos clientes e passageiros“.
Avião com parafusos a menos
Segundo a CNN Brasil, a falta dos parafusos foi constatada durante uma desmontagem em laboratório da tampa da porta do voo 1282, que caiu a cerca de 16.000 pés de altura em um quintal no Oregon.
A ausência de danos no plugue indicou que os parafusos estavam faltando antes do voo. O relatório preliminar divulgado pelo NTSB também incluiu uma foto tirada em setembro, um mês antes da entrega do avião à Alaska Airlines, que mostrava os parafusos faltando durante a montagem da aeronave.
O relatório preliminar não atribui culpa nem identifica a causa do incidente. Uma conclusão só será apresentada no relatório final, que pode levar mais de um ano para ser concluído.
Além dos parafusos faltantes, tanto a Alaska Airlines quanto a United Airlines realizaram inspeções em suas frotas após o incidente e encontraram parafusos soltos, indicando que o problema pode ser mais amplo. A presidente do NTSB, Jennifer Homendy, afirmou que essa é uma questão complexa, mas ressaltou que não teria problemas em voar em um Max 9 amanhã.
O controle de qualidade da Boeing
A divulgação desse relatório preliminar ocorre em um momento em que a Boeing está sob análise em relação ao seu controle de qualidade.
A empresa recentemente revelou a necessidade de retrabalhar furos mal perfurados em 50 aviões 737 Max ainda na linha de produção, o que resultou em uma desaceleração nas entregas. A Spirit AeroSystems, fornecedora da fuselagem da Boeing, afirmou que isso foi responsável pelo problema mais recente.
A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) também está envolvida na investigação e declarou que esse incidente nunca deveria ter acontecido e não pode se repetir.
Apesar do susto, não houve nenhuma fatalidade no voo 1282, pois ninguém estava sentado próximo ao buraco que se formou na fuselagem. Os 177 passageiros e tripulantes a bordo retornaram em segurança ao Aeroporto Internacional de Portland.
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