Desconto na taxa condominial para bons pagadores: permitido ou injusto?
Código Civi determina que é dever do condômino contribuir com as despesas do condomínio na proporção de sua fração ideal
Oferecer desconto na taxa condominial para quem paga em dia tem sido uma estratégia cada vez mais usada por síndicos e administradoras na tentativa de reduzir a inadimplência.
À primeira vista, parece uma medida justa: premiar quem cumpre com suas obrigações.
Mas a prática levanta questionamentos jurídicos importantes.
Mas, afinal, o desconto é permitido por lei ou pode ser considerado uma forma de tratamento desigual entre condôminos?
O que diz a legislação?
O Código Civil, em seu artigo 1.336, inciso I, determina que é dever do condômino contribuir com as despesas do condomínio na proporção de sua fração ideal, salvo disposição diversa na convenção. Ou seja, todos devem pagar suas cotas conforme estipulado, independentemente de vantagens ou bonificações.
A lei não proíbe expressamente o desconto para pagamento antecipado ou pontual, mas ele precisa obedecer a algumas condições fundamentais para ser considerado legal e legítimo.
Leia mais: Condomínio pode ajuizar ação coletiva contra morador?
O desconto é legal?
Segundo Felipe Faustino, “o desconto é legal desde que previsto na convenção ou aprovado em assembleia com o quórum necessário”. Isso significa que o benefício não pode ser concedido arbitrariamente pelo síndico ou pela administradora é preciso respaldo jurídico e transparência.
Além disso, o desconto precisa ser oferecido a todos os condôminos, de forma clara e objetiva, com critérios definidos, como por exemplo:
- Pagamento até uma determinada data de vencimento;
- Estar adimplente com o condomínio nos últimos meses.
Quando bem estruturada, essa medida pode ajudar a diminuir a inadimplência, que, segundo dados da ABADI (Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis), atinge em média 17% dos condomínios no Brasil índice que compromete o equilíbrio financeiro de muitas gestões.
Leia também: O que fazer com o morador que hostiliza os vizinhos?
E quem paga o valor cheio?
Uma das críticas a essa prática é que ela pode gerar um sentimento de “penalização” entre aqueles que, por qualquer motivo, acabam pagando após o vencimento e, portanto, arcam com a cota integral. No entanto, é importante entender que o valor cheio é o padrão legal — o desconto é apenas um estímulo à pontualidade, não uma obrigação.
“Não há injustiça se a política de desconto for aprovada pela assembleia e aplicada de forma igualitária. O erro está quando o benefício é dado de forma seletiva ou sem respaldo jurídico, o que pode levar a disputas judiciais por quebra de isonomia entre condôminos”, alerta Felipe Faustino.
O desconto para bons pagadores pode ser uma ferramenta útil na gestão condominial, mas precisa seguir critérios legais e ser aprovado em assembleia. Quando mal conduzido, o que deveria ser um incentivo pode acabar gerando conflitos e até ações judiciais.
Antes de adotar a medida, síndicos devem consultar a convenção do condomínio, convocar assembleia e garantir que todos os moradores tenham acesso à informação de forma clara. A transparência é a melhor aliada da boa convivência.
Por Rafael Bernardes, CEO do Síndicolab, e Felipe Faustino, advogado no escritório Faustino & Teles
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Luis Eduardo Rezende Caracik
05.08.2025 11:48Ok. Suponha então que um condomínio tenha uma despesa mensal de R$ 100.000,00 e emite 100 boletos de R$1.000,00. Os cem condôminos pagam em dia com desconto de 10%. O condomínio arrecada R$ 90.000 e fica com um déficit de R$10.000 para pagar as contas. Isso significa que o condomínio que quiser adotar esta prática terá que emitir boletos com o valor acrescido do desconto possível. Ou seja cobra-se mais para receber menos. Isso é multa disfarçada.