Rodolfo Borges na Crusoé: O pêndulo de Abel
A teoria conspiratória palmeirense se voltou contra seus criadores?
O Pêndulo de Foucault é um experimento por meio do qual o físico francês Jean Bernard Léon Foucault demonstrou, em 1851, utilizando uma bola de metal pendurada em um longo fio, que a Terra gira em torno de seu próprio eixo — e é redonda.
Umberto Eco parte desse experimento para contar em O Pêndulo de Foucault (Record) a história de três editores de livros que decidem criar uma mega-conspiração fictícia para se divertir, e acabam se tornando vítimas dela.
Abel Ferreira reclamou da ausência de pênaltis marcados contra o Palmeiras desde que o árbitro Ramon Abatti Abel operou o São Paulo contra seu time, em outubro de 2025:
“Desde o jogo contra o São Paulo, vão 23 jogos e parece que tem um decreto que não se pode marcar pênalti para o Palmeiras, não entendo isso. Depois da gritaria toda, o único pênalti foi contra a LDU, em casa. No Paulista, tivemos situações de pênalti claro e nós temos que ser mais exigentes uns com os outros. A arbitragem é muito exigente comigo e está certo. Mas eu exijo também, e o Palmeiras e os clubes brasileiros exigem.”
Pressão
De fato, houve muita gritaria após a aquela péssima arbitragem de Abatti Abel, que permitiu ao Palmeiras virar o placar para 3 a 2 e ganhar a partida.
E as maiores reclamações não foram exatamente do São Paulo, maior prejudicado naquele dia, mas do Flamengo, que compete hoje com o clube do Parque Antártica pela hegemonia do futebol brasileiro.
E eu avisei que isso poderia ocorrer, em A arte de reclamar da arbitragem: “Abel Ferreira e o Palmeiras contagiaram os adversários, e podem acabar se tornando vítimas da própria estratégia”.
Esse é um tema tão recorrente nas entrevistas coletivas do treinador do Palmeiras que já foi abordado diversas vezes nesta coluna, como em Ensaio sobre a cegueira seletiva da torcida, no qual eu chamava atenção, em julho de 2024, para a capacidade de Abel de pressionar a arbitragem, o que costumava lhe render várias decisões favoráveis controversas, inclusive na temporada passada.
Naquele texto, eu dizia que “um erro contra o Flamengo ou o Corinthians sempre será maior…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)