Tebet sugere que EUA podem isentar café e carne do ‘tarifaço’
Ministra afirmou que interesse americano pode levar à exclusão dos dois produtos da taxa de 50% sobre exportações brasileiras
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou nesta terça-feira, 5, que o governo Trump pode isentar o café e a carne da lista de produtos que estarão sujeitos ao tarifaço de 50% estabelecido contra os produtos brasileiros.
Segundo Tebet, a medida seria benéfica para os Estados Unidos.
“Por interesse deles, a carne e o café, eles têm muito mais desvantagem que nós. O café, porque o do Vietnã, não é por questão de qualidade, é que o Vietnã também teve um problema de safra. A gente consegue reposicionar, ainda que não é amanhã, mas a curto prazo, esses dois produtos. A carne é virar uma chave, o frigorífico deixa de fazer o corte específico dos Estados Unidos. O boi é o mesmo, então ele só faz o corte específico para outros países”, disse.
“Pode ser que a gente tenha uma surpresa nos próximos dias, não precisa ser necessariamente amanhã”, acrescentou.
“Sempre estivemos aberto ao diálogo”
Na última sexta-feira, 1º, Lula afirmou que o governo federal sempre esteve “aberto ao diálogo” com os EUA a respeito do tarifaço.
Em publicação no X, o petista voltou a defender a soberania do país e prometeu “dar as respostas às medidas tarifárias” impostas pelo governo Trump.
“Sempre estivemos abertos ao diálogo. Quem define os rumos do Brasil são os brasileiros e suas instituições. Neste momento, estamos trabalhando para proteger a nossa economia, as empresas e nossos trabalhadores, e dar as respostas às medidas tarifárias do governo norte-americano”, escreveu.
A postagem foi feita horas após Trump afirmar que está aberto ao diálogo com Lula: “Ele pode falar comigo quando quiser”.
Leia mais: Trump sobre Lula: “Pode falar comigo quando quiser”
Leia também: Lula fala em “limite de briga” com EUA após tarifaço de Trump
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Marian
06.08.2025 09:04Isso deveria ter sido resolvido pra ontem. O mesmo tempo que tivemos, outros países tiveram e foram bem sucedidos. Agora, quanto à conjectura de que pode haver isenção para o café e carne, pode não passar de especulação mesmo . A propósito essa é a colheita prometida?
Annie 40
06.08.2025 08:06Ela deve se arrepender de ter dado seu aval ao Lula no segundo turno. Foi o fim de sua carreira politica. E agora afunda junto com esse governo