Tebet defende "dever de casa" do ajuste fiscal só depois da eleição

o antagonista

Assine Entre

07.06.2026

logo-crusoe-new
Crusoé
  • Últimas Notícias
  • Brasil
  • Mundo
  • Economia
  • Lado oa!
    • Carros
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Imóveis
    • Tecnologia
    • Turismo
    • Variedades
  • Colunistas
  • Newsletter
Pesquisar Menu
o antagonista X
  • Olá

    Fazer login Assine agora
  • Home

    Editorias

    Newsletter Colunistas Últimas Notícias Brasil Mundo Economia Esportes Crusoe
  • Mídias

    Vídeos Podcasts
  • Anuncie conosco Quem Somos Política de privacidade Termos de uso Política de cookies Política de Compliance Perguntas Frequentes

E siga O Antagonista nas redes

Menu Menu Menu
O Antagonista

Tebet defende “dever de casa” do ajuste fiscal só depois da eleição

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 26.03.2025 11:42 comentários
Economia

Tebet defende “dever de casa” do ajuste fiscal só depois da eleição

Declaração da ministra do Planejamento escancara plano do governo Lula de gastar para conseguir votos em 2026

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 26.03.2025 11:42 comentários 6
Tebet defende “dever de casa” do ajuste fiscal só depois da eleição
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
  • Whastapp
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, reconheceu que o governo Lula tem um “dever de casa” a fazer ao comentar a necessidade de um ajuste fiscal no programa oficial Bom dia, Ministro transmitido na terça-feira, 25, mas prometeu entregá-lo só depois da próxima eleição.

“A gente tem, sim, para encerrar, um dever de casa. E, aí, fala aqui alguém que é mais liberal na economia. Nós precisamos fazer ajustes fiscais mais robustos no futuro, sem tirar direito de ninguém. Quando falam ‘ajuste fiscal vai tirar direito do trabalhador’, não precisa tirar um direito. Porque tem tanta gordura para fazer….

Agora, lembrando, [para fazer] isso nós dependemos de parceria do Congresso Nacional, porque, quando apresentamos as medidas, o Congresso tem que estar com vontade de votar. Nós estamos perto de um processo eleitoral, aí fica mais difícil. Acho que a janela, repito, acho que a janela para as grandes mudanças estruturais no ajuste, elas acabarão ficando para pós-eleição de 26.”

Leia também: Galípolo puxa a orelha de Lula

Janela fechada

Ao ser questionada sobre a política monetária do Banco Central sob o comando de Gabriel Galípolo, que foi indicado por Lula, e sobre como a alta dos juros “dialoga com a política de incentivo ao consumo do Governo Federal”, Tebet disse o seguinte:

“Há sim o fator das contas públicas, é um fator que preocupa o Banco Central e isso não é segredo, está lá no comunicado, em breve vai estar na ata, né? [a ata saiu na manhã de terça-feira, quando ela dava a entrevista] (…) Eu não vejo essas medidas que o presidente e a equipe econômica têm apresentado como nesse momento como algo que vai impactar a inflação e explico o porquê:

A questão do consignado para o trabalhador da iniciativa privada não é só uma questão de justiça. É uma questão de poder, diante de fato que nós temos, de dados que nós temos de que a população brasileira está altamente endividada, e com juros muito mais altos do que quem pega o consignado por ser aposentado ou servidor público, que ele possa trocar uma dívida com juros altíssimos por uma dívida mais barata.”

Inflação

A ministra admitiu, logo na sequência, que “vai sobrar um pouquinho mais no orçamento” e que “o pouco que sobra ele vai para o supermercado gastar”, o que deve pressionar a inflação para cima. Segundo ela, contudo, “é o mínimo que o Estado brasileiro tem de suportar, e nós temos que arcar com isso”.

Sobre a proposta de ampliar a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até 5 mil reais por mês, Tebet disse que “ninguém votou enganado”, pois Lula “está apenas colocando em prática, porque é assim que tem que ser”.

Isso não anula, contudo, o impacto da medida, caso venha a ser aprovada, para o Orçamento do governo, ainda mais quando Lula não demostra qualquer intenção de conter gastos. O governo calcular que estará abrindo mão de pelo menos 27 bilhões de reais em 2026 com a ampliação da isenção, e ainda não tem garantia de recomposição desses recursos ao Orçamento.

Gastança

Essas declarações da ministra do Planejamento escancaram o plano do governo Lula de gastar para conseguir votos em 2026, que o próprio petista e outros ministros, como Fernando Haddad, da Fazenda, já tinham deixado claro, como vem destacando O Antagonista há meses.

Nos bastidores, contudo, Tebet teria admitido que “cansou de falar” dentro do governo sobre a necessidade de um ajuste fiscal.

Leia mais: O fim do governo Lula

Nunca foi tão fácil estar bem informado Siga nosso canal no WhatsApp
  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

CNJ identifica juízes com remuneração superior a R$ 1 milhão

CNJ identifica juízes com remuneração superior a R$ 1 milhão
2

Dino manda retirar vídeo de candidato e critica “bizarrices e grosserias”

Dino manda retirar vídeo de candidato e critica “bizarrices e grosserias”
3

Lula adota o verde e amarelo às vésperas da Copa

Lula adota o verde e amarelo às vésperas da Copa
4

Faesp cobra “pulso firme” do governo Lula após veto da UE à carne brasileira

Faesp cobra “pulso firme” do governo Lula após veto da UE à carne brasileira
5

Ataque terrorista deixa morto e feridos no centro de Israel

Ataque terrorista deixa morto e feridos no centro de Israel
6

Ataque russo atinge complexo nuclear perto de Chernobyl

Ataque russo atinge complexo nuclear perto de Chernobyl
7

Wilson Pedroso na Crusoé: A cobrança social de um país real

Wilson Pedroso na Crusoé: A cobrança social de um país real
8

Dennys Xavier na Crusoé: Imposto é roubo e o Estado é um parasita

Dennys Xavier na Crusoé: Imposto é roubo e o Estado é um parasita
9

Israel bombardeia reduto do Hezbollah em Beirute

Israel bombardeia reduto do Hezbollah em Beirute
10

Tiroteio em festival nos EUA deixa feridos

Tiroteio em festival nos EUA deixa feridos
1

Caiado viraliza com bronca em podcaster por discurso contra vacinas

Caiado viraliza com bronca em podcaster por discurso contra vacinas
2

Crusoé: "Feminismo no Judiciário livrou a monstra", diz Renan Santos

Crusoé: "Feminismo no Judiciário livrou a monstra", diz Renan Santos
3

Eduardo nega que tenha sugerido troca do Pix por sistema dos EUA

Eduardo nega que tenha sugerido troca do Pix por sistema dos EUA
4

Liderados por Janones, lulistas dizem defender Pix em Washington

Liderados por Janones, lulistas dizem defender Pix em Washington
5

Valdemar: "Só perderemos a eleição se formos muito incompetentes"

Valdemar: "Só perderemos a eleição se formos muito incompetentes"
6

Caiado rebate desculpa de Lula por ausência na Marcha para Jesus

Caiado rebate desculpa de Lula por ausência na Marcha para Jesus
7

STF derruba exigência de idade mínima para aposentadoria especial

STF derruba exigência de idade mínima para aposentadoria especial
8

Fachin explica aval para AGU atuar em ação do Rumble contra Moraes

Fachin explica aval para AGU atuar em ação do Rumble contra Moraes
9

Crusoé: Zelensky propõe reunião presencial a Putin

Crusoé: Zelensky propõe reunião presencial a Putin
10

A subserviência de Eduardo, agora em versão QR Code

A subserviência de Eduardo, agora em versão QR Code
1

Trump abandona entrevista após confronto com jornalista da NBC

Trump abandona entrevista após confronto com jornalista da NBC
2

Erika Hilton leva público a gritar “Fora, Alcolumbre” na Parada LGBT

Erika Hilton leva público a gritar “Fora, Alcolumbre” na Parada LGBT
3

Incêndio de grandes proporções destrói frota de ônibus em BH

Incêndio de grandes proporções destrói frota de ônibus em BH
4

Ataques do Irã “não ajudam” nas negociações, diz Trump

Ataques do Irã “não ajudam” nas negociações, diz Trump
5

Parada LGBT reúne 36,8 mil pessoas, diz levantamento da USP

Parada LGBT reúne 36,8 mil pessoas, diz levantamento da USP
6

“Mais um problema do Lula”, diz Flávio sobre veto da UE à carne brasileira

“Mais um problema do Lula”, diz Flávio sobre veto da UE à carne brasileira
7

Roberto Ellery na Crusoé: Novo impasse na gasolina

Roberto Ellery na Crusoé: Novo impasse na gasolina
8

Irã lança série de mísseis contra Israel

Irã lança série de mísseis contra Israel
9

Governo Lula impõe sigilo sobre processos de autorização de bets

Governo Lula impõe sigilo sobre processos de autorização de bets
10

Márcio Coimbra na Crusoé: O doping comercial chinês

Márcio Coimbra na Crusoé: O doping comercial chinês

Nunca foi tão fácil estar bem informado Siga nosso canal no WhatsApp

Tags relacionadas

eleições 2026 Simone Tebet
< Notícia Anterior

Carros inquebráveis! Veja quais são os mais confiáveis do mercado!

26.03.2025 00:00 4 minutos de leitura
Carros inquebráveis! Veja quais são os mais confiáveis do mercado!
Próxima notícia >

Moraes vota por recebimento integral de denúncia de Jair Bolsonaro

26.03.2025 00:00 4 minutos de leitura
Moraes vota por recebimento integral de denúncia de Jair Bolsonaro
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (6)

ALDO FERREIRA DE MORAES ARAUJO

29.03.2025 13:12

Quem te viu, quem te vê.


Clayton De Souza pontes

27.03.2025 11:44

Essa senhora perdeu a compostura e está fazendo somente a política do Lula, que vai acabar com o país


Luis Eduardo Rezende Caracik

26.03.2025 14:28

Esta é uma das desgraças do instituto da reeleição. O político no primeiro mandato, faz tudo o que pode, mas não que d deve fazer, para garantir a reeleição. No segundo tenta corrigir as consequências dos erros do primeiro mandato, mas aí já é tarde. A dívida cresceu, a inflação cresceu e os problemas ficaram maiores.


MARCOS

26.03.2025 13:14

PENDURA A PLACA "OTÁRIO" NO MEU PESCOÇO.


MARCOS

26.03.2025 13:13

CONSIGNADO TENDO O (SEU) FGTS COMO GARANTIA. EXEMPLO: EU TENHO 20 MIL REAIS APLICADOS NUM BANCO E NÃO POSSO SACAR ESSE MEU DINHEIRO. ENTÃO O LULADRÃO FAZ UM ACORDO COM O BANCO E O BANCO ME EMPRESTA O MEU DINHEIRO COM PEQUENOS JUROS DE 3,6% AO MÊS E VOU PAGAR PELO EMPRÉSTIMO QUE O BANCO FEZ DO MEU DINHEIRO EM 48 PRESTAÇÕES TOTALIZANDO MAIS DE 38 MIL REAIS (DO MEU DINHEIRO). POR FAVOR, COLOCA UM NARIZ DE PALHAÇO EM MIM E UMA PLACA DIZENDO "OTÁRIO".


MARCOS

26.03.2025 13:07

NÃO ADIANTA DONA TEBET, LULA JÁ ERA. ACABOU A FASE DELE.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (6)

ALDO FERREIRA DE MORAES ARAUJO

29.03.2025 13:12

Quem te viu, quem te vê.


Clayton De Souza pontes

27.03.2025 11:44

Essa senhora perdeu a compostura e está fazendo somente a política do Lula, que vai acabar com o país


Luis Eduardo Rezende Caracik

26.03.2025 14:28

Esta é uma das desgraças do instituto da reeleição. O político no primeiro mandato, faz tudo o que pode, mas não que d deve fazer, para garantir a reeleição. No segundo tenta corrigir as consequências dos erros do primeiro mandato, mas aí já é tarde. A dívida cresceu, a inflação cresceu e os problemas ficaram maiores.


MARCOS

26.03.2025 13:14

PENDURA A PLACA "OTÁRIO" NO MEU PESCOÇO.


MARCOS

26.03.2025 13:13

CONSIGNADO TENDO O (SEU) FGTS COMO GARANTIA. EXEMPLO: EU TENHO 20 MIL REAIS APLICADOS NUM BANCO E NÃO POSSO SACAR ESSE MEU DINHEIRO. ENTÃO O LULADRÃO FAZ UM ACORDO COM O BANCO E O BANCO ME EMPRESTA O MEU DINHEIRO COM PEQUENOS JUROS DE 3,6% AO MÊS E VOU PAGAR PELO EMPRÉSTIMO QUE O BANCO FEZ DO MEU DINHEIRO EM 48 PRESTAÇÕES TOTALIZANDO MAIS DE 38 MIL REAIS (DO MEU DINHEIRO). POR FAVOR, COLOCA UM NARIZ DE PALHAÇO EM MIM E UMA PLACA DIZENDO "OTÁRIO".


MARCOS

26.03.2025 13:07

NÃO ADIANTA DONA TEBET, LULA JÁ ERA. ACABOU A FASE DELE.



Icone casa
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de cookies.

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.

Assine
o antagonista
o antagonista

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41 Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Anuncie Conosco

Últimas Notícias Brasil Mundo

Economia Lado oa! Colunistas Newsletter

Icone do Twitter Icone do Youtube Icone do Whatsapp Icone do Instagram Icone do Facebook

Quer receber notícias do Antagonista em seu e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as principais notícias em seu e-mail

Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem Somos Hora extra Política de privacidade Termos de uso Política de Cookies Política de compliance Princípios Editoriais Perguntas Frequentes Anuncie
O Antagonista , 2026, Todos os direitos reservados, 25.163.879/0001-13.
Background do rodapé