Saindo de mansinho Saindo de mansinho
O Antagonista

Saindo de mansinho

avatar
Diogo Mainardi
3 minutos de leitura 10.08.2022 14:34 comentários
o despertador do Diogo

Saindo de mansinho

De tempos em tempos, desisto do Brasil. Estou desistindo novamente agora. Além de renunciar às urnas, resolvi renunciar também ao nosso site. A partir de hoje, vou parar de escrever para a imprensa. No caso, O Antagonista e a Crusoé...  

avatar
Diogo Mainardi
3 minutos de leitura 10.08.2022 14:34 comentários 0
Saindo de mansinho
Foto: Renzo Fedri/O Antagonista

De tempos em tempos, desisto do Brasil. Estou desistindo novamente agora. Além de renunciar às urnas, resolvi renunciar também ao nosso site. A partir de hoje, vou parar de escrever para a imprensa. No caso, O Antagonista e a Crusoé.

O plano é me dedicar a atividades mais gratificantes do ponto de vista intelectual e espiritual. De fato, pretendo passar meus dias deitado no sofá, tirando meleca do nariz. Quanto tempo isso vai durar? O trato é permanecer um ano de folga. Pode ser mais, pode ser menos. A única certeza é que vou me abster de comentar a campanha eleitoral, os debates na TV, o resultado do primeiro turno, a festa do vencedor, os nomes dos ministros, as tentativas de golpe, a compra dos parlamentares. Sinto-me revigorado só de ver essa lista.

É claro que há reciprocidade nisso. Eu desisti do Brasil, o Brasil desistiu de mim. Ninguém está disposto a ler pela trigésima-oitava vez os mesmos comentários sobre os mesmos assuntos. Eu já disse o que tinha a dizer. O afastamento, portanto, é consensual. O Brasil e eu enjoamos um do outro. Vou sair de mansinho e o leitor nem vai notar.

Estupidamente, eu havia prometido me atirar do campanário de São Marcos em caso de segundo turno entre Lula e Jair Bolsonaro. A aposentadoria precoce foi o jeitinho acovardado que arrumei para descumprir a promessa. É uma espécie de terceira via particular. Minha vida vai virar uma Simone Tebet: estreita, tediosa, supérflua e sem brilho, mas longe daquela gentalha fedorenta que há vinte anos embosteia meu dia a dia.

A última vez que desisti do jornalismo – e do Brasil – foi em meados de 2010, antes do estelionato eleitoral de Dilma Rousseff. Fiz as malas, voltei para Veneza, escrevi um livro. Foi a melhor fase da minha vida. Vou tentar replicá-la agora. Sim, tem tudo para dar errado, mas estou pronto para o fracasso: sou Simone Tebet.

Quatro anos depois de desistir do jornalismo – e do Brasil -, desisti de desistir e, juntamente com Mario Sabino, meu amigo fraterno, lancei O Antagonista e a Crusoé. Foi uma aventura e tanto. Fizemos o impeachment e trancamos Lula na cadeia. Denunciamos o bunker de Michel Temer e a sociopatia assassina de Jair Bolsonaro. Chega. É preciso renovar o site. Sem mim. Estou gagá. Já fiz o que podia. Ou mais do que podia.

Quanto ao meu futuro, ele é inexistente: só tenho um presente, cada vez mais curto. Vou cuidar do meu jardim. E da minha sepultura. O epitáfio, esculpido no granito, é dedicado aos leitores que me aturaram até aqui.

Brasil

PIS/Pasep: confira datas de pagamento e os seus direitos

13.04.2024 06:00 4 minutos de leitura
Visualizar

Bolsa Família: calendário de pagamento e novos benefícios

Visualizar

Bolsa Família: libera mais benefícios e renda para famílias

Visualizar

Caso Neto x Sampaoli: apresentador não comparece a audiência judicial

Visualizar

Anne Dias na Crusoé: Tudo o que Musk fez pelo Brasil

Visualizar

Leonardo Barreto na Crusoé: O adulto na sala

Visualizar

Tags relacionadas

antagonista Crusoé Diogo Mainardi Mainardi O Antagonista
< Notícia Anterior

Facção que foi alvo da PF tinha plano de fuga "95% pronto"

10.08.2022 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

O patrimônio do astronauta

10.08.2022 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Diogo Mainardi

Diogo Mainardi é jornalista, escritor e sócio-fundador de O Antagonista. Escreve sobre política e cultura. Foi colunista da revista Veja e fez parte da equipe do programa Manhattan Connection.

Suas redes

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

A campanha do TCU

A campanha do TCU

Diogo Mainardi
10.08.2022 06:33 1 minuto de leitura
Visualizar notícia
Gostinho de morte

Gostinho de morte

Diogo Mainardi
10.08.2022 06:04 1 minuto de leitura
Visualizar notícia
O supermercado do voto

O supermercado do voto

Diogo Mainardi
09.08.2022 06:43 1 minuto de leitura
Visualizar notícia
O fator ódio

O fator ódio

Diogo Mainardi
09.08.2022 06:04 1 minuto de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.