Marcha apoia governo e critica Maia
As manifestações deste domingo tiveram duas pautas principais em comum: o apoio ao governo e críticas a Rodrigo Maia.
As manifestações deste domingo (26) por todo o Brasil tiveram duas pautas principais em comum: o apoio ao governo e críticas a Rodrigo Maia, ao STF e ao Centrão. Confira.
– Belo Horizonte

A Praça da Liberdade ficou cheia em BH. Em um carro de som, um dos manifestantes disse não precisar do MBL para encher as ruas. Também falou para a multidão: “Quem quer o Rodrigo Maia fazendo visita íntima e dividindo cela levanta a mão!”.
– Brasília

Manifestantes gritavam “fora, Centrão” quando a deputada federal Caroline de Toni (PSL-SC), do alto de um carro de som, puxou um “acorda, Centrão”.

Rodrigo Maia aparecia em um cartaz ao lado de Gilmar Mendes, Davi Alcolumbre e Dias Toffoli entre os “traíras da pátria”.

Uma faixa dizia “não te elegemos” (mas o povo do Rio elegeu).
– Belém

A PM estimou que por volta das 11h havia 3 000 manifestantes percorrendo as ruas da capital do Pará. Nas faixas, se lia: “Reformas JÁ!” e “Congresso, NÃO atrapalhe”.
– Curitiba


Muita gente foi às ruas em Curitiba. Um cartaz afixado a um carro de som tinha a mensagem “Centrão só tem ladrão”. Uma placa com uma caricatura de Gilmar Mendes trazia a legenda “o diabo veste toga”.

Manifestantes retiraram de prédio da UFPR a faixa “em defesa da educação”, instalada por manifestantes de esquerda.
Em Curitiba, com muitos aplausos, manifestantes retiraram uma faixa no Prédio Histórico da UFPR em que estava escrito: “Em defesa da educação”. Que tempos… pic.twitter.com/R03Xqse8xY
— Clóvis Costa (@clovisvc) May 26, 2019
– Porto Alegre

Uma multidão encheu o Parcão à tarde. Entre as faixas e cartazes estavam “Reforma da Previdência do Guedes”, apoio às reformas de iniciativa do governo e “faxina geral”.


– Recife

Manifestantes se concentraram na Praia da Boa Viagem, com sete trios elétricos. Entre as palavras de ordem, “Fora Maia” e “Fora Paulo Câmara” (o governador).
“Votamos em Bolsonaro porque acreditamos nas pautas que ele defendeu durante a campanha e o Congresso está travando essas pautas”, disse uma manifestante.
– Rio de Janeiro

O presidente da Câmara ganhou do movimento Direita Rio um boneco de 3,5 metros de altura. Ele veste uma camisa com os logos da Odebrecht e Gol, em referência a citações em delações.
– Salvador

“Centrão vai pra prisão / Talkei?”. Axé no Farol da Barra comemorou as prisões de Lula, Geddel e Sérgio Cabral. E o cantor acrescentou: “Nós respeitamos o Congresso Nacional e por isso queremos pedir encarecidamente: votem as reformas do nosso presidente Jair Bolsonaro”.
– São Paulo
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/S/m/w72PDzSr6SGHzWEuXYjA/frame-01-50-45.158.jpg)
A Avenida Paulista ficou lotada, com muita gente apoiando o governo e as reformas.

As críticas se concentraram em quem anunciou que não ia participar. A coordenadora do movimento Direita SP criticou Janaina Paschoal: “Eu sinto vergonha de ter votado na Janaina Paschoal e cinco minutos depois de ter chegado lá, ela some.”
No mesmo carro, um certo MC Reaça puxou o coro: “MBL vai pra Cuba que pariu”.
O senador Major Olímpio (PSL-SP) disse que as manifestações serviram para mostrar quem é mesmo aliado de Jair Bolsonaro.
“Na campanha eleitoral, quando Bolsonaro estava na crista da onda e perto de ser eleito, tinha gente se estapeando para tirar selfie com ele”, disse. “Hoje nós sabemos quem são os verdadeiros aliados de Bolsonaro”.
– Tamanho das manifestações
Até por volta das 17h, o G1 registrava manifestações em 133 cidades, de 22 estados e no DF.
O general Heleno disse a Julia Duailibi estar surpreso com o tamanho das manifestações: “pelo que vi pelas fotos, tem muita gente. Muito acima do esperado”.
Na internet, a marcha bolsonarista deu um banho nos protestos contra os cortes no MEC liderados pela esquerda, realizados no dia 15. Levantamento publicado pelo UOL contou 27 000 menções aos atos contra os cortes na educação entre os dias 10 e 14, cerca de 10% das 250 000 menções pró-governo analisadas entre o dia 20 e a manhã do dia 24.
Na próxima quinta (30), a esquerda voltará às ruas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)