Você votou para deputado, mas pode acabar elegendo um prefeito Você votou para deputado, mas pode acabar elegendo um prefeito
O Antagonista

Você votou para deputado, mas pode acabar elegendo um prefeito

avatar
Júlia Schiaffarino
4 minutos de leitura 28.12.2023 10:26 comentários
Brasil

Você votou para deputado, mas pode acabar elegendo um prefeito

A eleição de 2024 entrará para a história como a municipal mais cara já realizada. Serão R$ 4,96 bilhões de fundo eleitoral, valor aprovado em 22 dezembro pelo...

avatar
Júlia Schiaffarino
4 minutos de leitura 28.12.2023 10:26 comentários 0
Você votou para deputado, mas pode acabar elegendo um prefeito
Foto: Reprodução/X

A eleição de 2024 entrará para a história como a municipal mais cara já realizada. Serão R$ 4,96 bilhões de fundo eleitoral, valor aprovado em 22 dezembro pelo Congresso Nacional no escopo da Lei Orçamentária Anual (PLOA). Os valores acirram ainda mais a disputa de senadores e deputados federais que pretendem virar prefeitos, principalmente nas capitais.

Em São Luís, no Maranhão, o deputado federal Duarte Jr. (PSB) amanheceu esta quinta-feira, 28, exibindo o apoio do governador Carlos Brandão (PSB), nas redes sociais (foto):

“Feliz e honrado com o apoio do governador Carlos Brandão à nossa pré-candidatura à Prefeitura de São Luís. A nossa cidade precisa de parcerias com o Governo do Estado e o Governo Federal para atrair investimentos e avançar em grandes projetos que geram emprego, renda e qualidade de vida para a nossa população. Juntos, vamos transformar a capital dos maranhenses em um lugar de mais oportunidades para todos.”

Os planos do PT

O PT já avisou que quer a vice na chapa majoritária de São Luiz, mas não bateu o martelo sobre o indicado.

A decisão do partido faz parte de uma deliberação de concorrer aos Executivos das maiores cidades brasileiras. Até o momento, dez deputados federais petistas foram apontados como pré-candidatos, dos quais quatro devem concorrer a prefeituras de capitais.

Em Porto Alegre, o PT planeja lançar a deputada federal Maria do Rosário (RS). Ela deve ter como concorrente a colega de Câmara Any Ortiz (Cidadania-RS), também pré-candidata.

No Centro-Oeste, o PT aponta com a deputada federal Adriana Accorsi (GO) para a prefeitura de Goiânia. Em Natal, capital do Rio Grande do Norte, a aposta é a deputada federal Natália Bonavides. Já o deputado Rogério Correia pode concorrer a prefeito de Belo Horizonte.

A capital mineira, aliás, pode se tornar alvo de uma disputa delicada para o Palácio do Planalto. O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tem feito movimentos no sentido de concorrer ao cargo, o que pode abrir um foco de tensão caso o PT insista em manter um nome de oposição a ele.

PL de olho nas capitais

Outra sigla que tem planos de assegurar palanques majoritários em capitais é o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em Fortaleza, o partido tenta colher frutos do racha entre PT e PDT. A expectativa é pela confirmação da pré-candidatura do deputado federal André Fernandes (PL). Correndo pelas beiradas estaria o senador Eduardo Girão (Novo-CE), que também anunciou intenção de disputar na capital cearense.

Em Cuiabá, a sigla pode lançar o deputado federal Abílio Brunini (MT). Mas as prioridades do PL são Rio de Janeiro e São Paulo.

A situação na capital carioca ainda está indefinida. Em novembro, Bolsonaro participou de um jantar e depois posou para foto ao lado do governador Cláudio Castro e do deputado federal Alexandre Ramagem, todos do PL, indicando que o parlamentar tem o apoio dele para concorrer ao comando da capital fluminense.

Enquanto isso, o senador Carlos Portinho, igualmente integrante do partido, costura apoios com Novo, PSDB, PRTB e Solidariedade para se manter na disputa. Ao contrário de Ramagem, sua estratégia é se desvencilhar da imagem de Bolsonaro, de quem foi líder de governo no Senado.

O ex-presidente fez movimento semelhante em São Paulo, onde declarou apoio à candidatura do deputado federal Ricardo Salles (PL-SP).

Internamente, no entanto, a sigla mostra resistência ao ex-ministro do Meio Ambiente. A avaliação é de que um candidato de centro-direita teria mais chances na disputa. Um dos cotados como pré-candidato é o senador Astronauta Marcos Pontes (SP).

O presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, anunciou que o PL vai embarcar na candidatura de reeleição de Ricardo Nunes (MDB), e com o apoio de Bolsonaro.

São Paulo é uma das capitais brasileiras que, neste momento, tem com o maior número de parlamentares em busca de confirmação de legenda para concorrer à prefeitura.

Além dos já mencionados, estão no jogo os deputados federais Guilherme Boulos (PSOL), Tabata Amaral (PSB) e Kim Kataguiri (União).

Quando acontecem as convenções partidárias?

A definição sobre quem de fato será candidato a prefeito nas eleições do próximo ano ocorrerá apenas entre julho e agosto do próximo de 2024, com as convenções partidárias.

Antes disso, as movimentações estarão focadas na janela partidária, limite para a troca de sigla sem perda do mandado. Essa janela estará aberta de 6 de março a 6 de abril.

Sala Antagonista

Sala Antagonista #11: Julian Colombo, N5

29.04.2024 19:45 3 minutos de leitura
Visualizar

Wesley defende companheiros após vitória do Corinthians

Visualizar

Crusoé: Com Lula, número de funcionários públicos volta a subir

Visualizar

Ex-Presidente do Uruguai anuncia câncer

Visualizar

John Textor fez proposta para tirar Abel Ferreira do Palmeiras

Visualizar

Jogadora da seleção enfrenta câncer

Visualizar

Tags relacionadas

Any Ortiz Ceará Congresso Nacional Duarte Jr. Eleição em São Paulo eleições 2024 Maria do Rosário prefeitura do Rio de Janeiro
< Notícia Anterior

Congresso promulga marco temporal e desoneração da folha

28.12.2023 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

IPCA-15 de dezembro fecha em 0,40% e volta a acelerar

28.12.2023 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Júlia Schiaffarino

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Crusoé: Com Lula, número de funcionários públicos volta a subir

Crusoé: Com Lula, número de funcionários públicos volta a subir

29.04.2024 19:26 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Jogadora da seleção enfrenta câncer

Jogadora da seleção enfrenta câncer

29.04.2024 18:56 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Ação de Casas Bahia sobe 32%

Ação de Casas Bahia sobe 32%

29.04.2024 18:48 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Câmara de SP tem data de votação final para privatizar Sabesp

Câmara de SP tem data de votação final para privatizar Sabesp

29.04.2024 18:47 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.