Vice-presidente da CPMI quer convocação da esposa e filho do “Careca do INSS”
O deputado Duarte Jr. (PSB-MA) disse que a ausência do lobista na CPMI representa o descaso com a sociedade e o Parlamento
Diante da decisão do lobista conhecido como “Careca do INSS” de não prestar o depoimento na CPMI, o vice-presidente do colegiado, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), defendeu nesta segunda-feira, 15, a convocação da esposa e do filho de Antônio Carlos Camilo Antunes.
O parlamentar disse que já apresentou requerimentos para convocar Tânia Carvalho e Romeu Antunes. Os pedidos ainda precisam ser votados pela comissão, que investiga o esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.
Segundo Duarte Jr., a ausência do Careca do INSS na CPMI representa o descaso com a sociedade e o Parlamento, e a perda de uma oportunidade de contribuir com o fim da organização criminosa que desviou recursos de aposentados e pensionistas.
“Em um dia ele dizia que viria para colaborar, no outro se escondeu atrás de uma decisão judicial. O ‘Careca do INSS’ não apenas desperdiçou a chance de ajudar a CPMI a desmantelar esse esquema criminoso, como também deixou de proteger a própria família, que ele mesmo expôs. Existem empresas em nome da esposa e movimentações ligadas ao filho”, pontuou o congressista.
As investigações da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal (PF), apontam Tânia Carvalho como responsável por sucessivas transações com um mesmo imóvel, localizado na área nobre de Brasília e adquirido em dinheiro vivo no valor de 3,3 milhões de reais. O marido dela comprou vários imóveis e carros de luxo, e eles movimentaram juntos, em menos de seis meses, 353 milhões de reais. Dessa forma, Duarte Jr. também requereu a quebra de sigilo bancário da mulher.
Romeu Antunes, por sua vez, é sócio de várias empresas com o pai, principalmente a Prospect Consultoria Empresarial LTDA, ACCA Consultoria Empresarial LTDA e Brasília Consultoria Empresarial. Estas foram usadas para envio de valores às pessoas físicas e jurídicas relacionadas a servidores do INSS.
Confissão de culpa?
O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Luciano Zucco (PL-RS), lamentou nesta segunda-feira também a decisão do lobista de não comparecer à CPMI do INSS para prestar o depoimento que estava marcado para hoje. Segundo Zucco, o ato representa uma “confissão de culpa“ de Antunes no caso do esquema nacional de descontos associativos não autorizados.
“ABSURDO! O Careca do INSS, que seria ouvido hoje, fugiu da CPMI do INSS. Quem não deve, não teme. Essa fuga é uma confissão de culpa. Alguém tem dúvidas disso?”, escreveu o parlamentar no X.
Ainda de acordo com Zucco, a situação é “muito grave”. “Provavelmente ele teria muito a dizer dos seus cúmplices, daqueles que estão envolvidos, inclusive políticos provavelmente ligados a este atual governo”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)