União Brasil faz reunião para decidir sobre expulsão de Celso Sabino
Movimentação ocorre por causa da decisão de Sabino de permanecer no governo Lula (PT), contrariando resolução do partido
A Executiva Nacional do União Brasil marcou uma reunião, para as 15h desta segunda-feira, 8, para analisar o parecer do Conselho de Ética da sigla que recomenda a expulsão com cancelamento de filiação partidária do ministro do Turismo, Celso Sabino. Na ocasião, a Executiva vai decidir se aplica a medida ou não.
A sigla começou a discutir a expulsão de Sabino por causa da decisão dele de permanecer no governo Lula (PT), contrariando resolução do partido que dava prazo de 24 horas para seus filiados deixarem cargos no Executivo, sob pena de prática de ato de infidelidade partidária.
O ministro anunciou em 8 de outubro que ficaria no governo Lula. Após a aprovação da resolução do União Brasil em 18 de setembro, ele já vinha estendendo sua permanência no governo, sem nem tentar esconder seu interesse eleitoral.
Paraense, ele chegou a entregar sua carta de demissão em 26 de setembro, mas acompanhou Lula na inspeção de obras da COP30 em Belém em 2 de outubro; e tinha a expectativa de ficar mais um tempo, para a festa do Círio de Nazaré, em 12 de outubro.
“O Brasil, que nunca recebeu, antes, nem 7 milhões de turistas estrangeiros, este ano deve receber, essa é a nossa perspectiva, 10 milhões de turistas estrangeiros. O setor tem faturado como nunca antes faturou, gerando empregos”, argumentou o ministro a jornalistas.
“O Brasil inteiro, não só o turismo tem batido o recorde na geração de emprego, mas o Brasil inteiro, então, pelo bem do turismo, pelo bem dos serviços que a gente vem fazendo em todo, o país, mas especialmente pelo bem do povo do Pará, pela realização da COP30. eu vou permanecer no governo”.
Pareceres do Conselho de Ética
Em 25 de novembro, o Conselho de Ética do União Brasil recomendou, por unanimidade, não só a expulsão de Sabino, mas também uma intervenção no diretório regional do União Brasil no Pará com dissolução da Executiva local e nomeação de comissão provisória. Sabino é o presidente do diretório.
A Executiva Nacional também vai decidir sobre essa segunda medida na reunião marcada para esta segunda.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)