Tarcísio contra o veto de Lula ao PL das ‘saidinhas’
Governador de São Paulo pretende ir a Brasília para solicitar a Pacheco que agilize a votação para derrubar o veto
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos/foto), está empenhado em reverter o veto imposto pelo presidente Lula à lei que proíbe as saidinhas temporárias de presos. A estratégia é liderada pelo secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, autor do projeto quando era deputado.
De acordo com a CNN Brasil, na manhã desta sexta-feira, 12, Derrite já se reuniu com Ciro Nogueira, presidente do PP, e em breve terá uma conversa com Valdemar da Costa Neto, presidente do PL. A intenção é também retornar a Brasília, junto do governador, para dialogar com as bancadas dos partidos e com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
Partidos contra o veto
A proposta é unir as bancadas dos três partidos de oposição – PL, PP e Republicanos – juntamente com legendas ligadas ao governo de São Paulo, como o PSD e outras. Além disso, será solicitado a Pacheco que agilize a votação para derrubar o veto.
Derrite afirmou à CNN: “O governo federal não tem coragem de falar a verdade para a população. O saidão vai continuar acontecendo (…) O presidente Lula deveria ser indiciado por qualquer crime, de furto a homicídio, que aconteça na próxima saída temporária.“
Veto de Lula
Ontem, 11, o presidente petista vetou um trecho do projeto que impede os presos do regime semiaberto, que possuem bom comportamento, de saírem para visitar suas famílias em datas especiais, como funerais ou casamentos.
Auxiliares do ministro Ricardo Lewandowski afirmam que o uso de tornozeleira eletrônica e a realização de exame criminológico já estão tornando as regras mais rigorosas.
Líderes da oposição acreditam que a disputa pela presidência da Câmara dos Deputados pode influenciar na análise do veto de Lula. Os possíveis candidatos – Elmar Nascimento, Marcos Pereira, Antonio Brito e Isnaldo Bulhões – serão procurados para buscar apoio em troca de apoio à derrubada do veto.
Congresso sinaliza derrubada dos vetos de Lula
Logo após o presidente Lula sancionar o projeto de lei (PL) das saidinhas, líderes do Congresso já se movimentam no intuito de derrubar os vetos feitos pelo petista ao texto. Ao sancionar o texto nesta quinta-feira, 11, o chefe do Executivo restabeleceu a possibilidade de saída de presos do semiaberto para visitar familiares.
Deputados e senadores, no entanto, afirmam que esse era o principal ponto da proposta aprovada por ampla maioria na Câmara e no Senado. Agora, líderes partidários indicam que vão pressionar o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para que o veto seja incluído já na próxima sessão conjunta das duas Casas, marcada para 18 de abril.
“Lula, ao vetar a lei que colocava fim à saidinha dos presos nos feriados, ignora as vítimas e a segurança da sociedade, e confirma o porquê foi o candidato favorito nos presídios. Vou trabalhar com meus pares para derrubar o veto”, afirmou o senador Sergio Moro (União-PR).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)