São Paulo tem ampla programação cultural em agosto
Capital oferece opções diversas de entretenimento, abrangendo cinema, dança, literatura e artes cênicas neste mês
A cidade de São Paulo oferece uma diversificada agenda de eventos culturais que começa hoje, 7, e vai até o dia 10, celebrando o Dia dos Pais. Diversas instituições, como o Centro Cultural Banco do Brasil e o Sesc Pompeia, abrem as portas para exposições, espetáculos e oficinas.
A entrada para a maioria das atrações é gratuita ou tem valores acessíveis, com disponibilidade de ingressos em bilheterias e via internet, visando proporcionar opções culturais amplas e variadas para a população.
Na programação, a Mostra 50 Anos Depois, na Cinemateca Brasileira; a Feira de Artesanato Guarani; no Museu do Futebol; a Série Literária, na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano; e o Encontro Nacional da Dança (ENDA), no Teatro Sérgio Cardoso.
Diversidade nas artes cênicas e outras atrações
No segmento teatral, seis espetáculos estão em cartaz. Entre eles, “Corte Fatal”, adaptação brasileira da obra “Shear Madness”, reconhecida por permitir a interação do público na definição do desfecho de um mistério. A peça, encenada no Teatro UOL, narra um assassinato em um salão de beleza e permanece em cartaz até 2 de novembro.
Outras produções em destaque incluem “Lady Tempestade”, monólogo interpretado por Andrea Beltrão no Teatro FAAP, que explora os diários da advogada Mércia Albuquerque e sua atuação na defesa de presos políticos durante a ditadura militar. Esse espetáculo pode ser visto até 5 de outubro.
Já “Djavan – O Musical: Vidas Pra Contar”, em exibição no Teatro Sabesp Frei Caneca, percorre a trajetória do artista desde sua infância até o reconhecimento profissional.
O Centro Cultural Banco do Brasil recebe “Nise em Nós”, que reflete sobre a psiquiatria a partir das contribuições de Nise da Silveira, com apresentações até 23 de agosto.
Para o público infantil, “Carvoeirinhos” estreia no Teatro Alfredo Mesquita, trazendo uma discussão sobre a infância em situação de vulnerabilidade.
Por fim, “Vermes Radiantes”, em cartaz no Sesc Pompeia, oferece as últimas sessões até 10 de agosto, examinando as consequências do egoísmo em busca de benefícios individuais.
A Cinemateca Brasileira, por sua vez, exibe a Mostra 50 Anos Depois, com filmes de 1975, como “O Direito do Mais Forte é a Liberdade” e “O Monstro Caraíba”, com sessões gratuitas até 17 de agosto.
No Museu do Futebol, a Feira de Artesanato Guarani celebra a cultura indígena, com foco no futebol feminino, por meio de exposições e oficinas no sábado, 9 de agosto.
Complementando a programação, a Série Literária na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano homenageia o escritor curitibano Dalton Trevisan e o poeta francês Stéphane Mallarmé, conectando o público a nomes da literatura.
O Teatro Sérgio Cardoso ainda sedia o ENDA 2025, um evento de dança com apresentações gratuitas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)