“Prontos Pro Mundo” levará estudantes da rede pública de SP à Irlanda
Iniciativa do governo paulista inclui o país entre as opções para jovens da rede pública a partir de 2026, fortalecendo a vivência em língua inglesa
Estudantes da rede pública de ensino de São Paulo terão a chance de viajar à Irlanda no primeiro semestre de 2026, por meio do programa de intercâmbio gratuito “Prontos Pro Mundo”, que pela primeira vez inclui o país europeu como destino.
Quinhentos alunos foram selecionados para integrar a primeira turma no próximo ano, com o propósito de proporcionar a jovens do ensino público a experiência de viver e estudar em nações de língua inglesa. A seleção envolve etapas como a prova do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), a realização de um curso de inglês e um teste de proficiência.
Todos os custos são providenciados pela Secretaria da Educação paulista.
Detalhes da expansão e processo seletivo
Anualmente, o governo de São Paulo viabiliza que mil estudantes da rede estadual passem três meses em países de língua inglesa. Além da Irlanda, os destinos contemplam Canadá, Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia.
O secretário-executivo de Educação de São Paulo, Vinícius Neiva, disse que “nossos alunos passam também a poder ir para Irlanda, que é um país maravilhoso do Reino Unido. Agora são cinco países para que os nossos estudantes possam vivenciar a língua inglesa e participar desse programa de intercâmbio”.
A jornada para se tornar um intercambista do “Prontos Pro Mundo” começa no 9º ano do Ensino Fundamental, com a prova do Saresp. Vencida essa etapa, os alunos selecionados são encaminhados para um curso de inglês durante a 1ª série do Ensino Médio. A próxima prova do Saresp, que selecionará estudantes para o próximo intercâmbio, está programada para novembro deste ano.
Ao final do curso, os participantes realizam uma prova de proficiência em inglês. A escolha final dos mil estudantes anuais, divididos em duas turmas de quinhentos, baseia-se no desempenho nesta prova, na frequência escolar e nas notas do boletim, entre outros requisitos estabelecidos pelo programa. O programa é 100% gratuito e cobre documentos pessoais, como passaporte e visto, além de hospedagem, aulas, traslados e passagens aéreas. Os estudantes também recebem uma bolsa-auxílio para despesas pessoais durante a estadia no exterior.
“Os alunos voltam completamente diferentes. Voltam mais maduros, alguns falando muito fluentemente a língua, com uma experiência que ele compartilha com todos os outros colegas de escola”, afirma Neiva.
O programa já abrange a rede municipal, permitindo que estudantes dessa modalidade também participem da iniciativa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)