Pedidos para suspender mandato de Daniel Silveira completam 7 meses na gaveta de Lira
Um pedido para suspender o mandato de Daniel Silveira (PSL-RJ), aprovado pelo Conselho de Ética da Câmara, já completou sete meses na gaveta de Arthur Lira, e outro pedido está prestes a fazer o mesmo...
Um pedido para suspender o mandato de Daniel Silveira (PSL-RJ), aprovado pelo Conselho de Ética da Câmara, já completou sete meses na gaveta de Arthur Lira, e outro pedido está prestes a fazer o mesmo.
O primeiro pedido foi aprovado em 29 de junho do ano passado; o segundo, em 7 de julho.
Uma vez aprovados pelo conselho, os pedidos seguem para o plenário da Câmara.
O Conselho de Ética aprovou suspensão do mandato de Silveira por dois meses por ter gravado e divulgado reunião sigilosa do PSL dentro da Câmara, em outubro de 2019.
Ainda em outubro de 2019, o próprio Daniel Silveira admitiu a O Antagonista ter gravado a reunião. A conversa entre Silveira e Diego Amorim foi gravada e você pode escutar a confissão do deputado na notícia.
O Conselho de Ética também aprovou a suspensão do mandato de Silveira por seis meses pelo vídeo em que faz ameaças e ofensas a ministros do STF.
Silveira diz no vídeo, entre outras coisas: “[o] que acontece, Fachin, é que todo mundo está cansado dessa sua cara de filha da p*** que tu tem, essa cara de vagabundo (…) várias e várias vezes já te imaginei levando uma surra, quantas vezes eu imaginei você e todos os integrantes dessa corte (…) quantas vezes eu imaginei você na rua levando uma surra”.
Diante de tantas representações contra Silveira, Soraya Manato (PSL-ES) chegou a apresentar ao conselho questão de ordem para impedir que o colega seja afastado por mais de seis meses. O presidente Paulo Azi (DEM-BA) rejeitou o pedido.
Em 2021, o Conselho de Ética aprovou apenas uma outra punição que exigia votação em plenário: a cassação de Flordelis. Lira leu a representação em plenário 22 dias depois de rejeitado o recurso da então deputada à CCJ.
O mandato de Flordelis foi cassado em 11 de agosto. No mesmo dia, antes da votação, Lira cogitou, ao microfone do plenário: “Por vontade dos senhores deputados, talvez uma pena menor”.
Procurada por O Antagonista, a presidência da Câmara não respondeu se Lira pretende pautar os pedidos para suspensão do mandato de Silveira ainda neste ano.
Leia mais:
Conselho de Ética aprova suspensão do mandato de Daniel Silveira por seis meses
Conselho de Ética aprova suspensão do mandato de Daniel Silveira por dois meses
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)