"Objetivo de constranger", diz advogado sobre conversa exposta no caso de Moraes em Roma "Objetivo de constranger", diz advogado sobre conversa exposta no caso de Moraes em Roma
O Antagonista

“Objetivo de constranger”, diz advogado sobre conversa exposta no caso de Moraes em Roma

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 20.02.2024 16:45 comentários
Brasil

“Objetivo de constranger”, diz advogado sobre conversa exposta no caso de Moraes em Roma

Polícia Federal quebrou o sigilo da conversa entre o investigado e seu advogado Ralph Tórtima no caso da injúria ao filho de Moraes em Roma

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 20.02.2024 16:45 comentários 0
“Objetivo de constranger”, diz advogado sobre conversa exposta no caso de Moraes em Roma
Ralph Tortima (foto: Reprodução)

O advogado Ralph Tórtima Filho (foto) afirmou que a exposição de conversas privadas com seu cliente, Roberto Mantovani Filho, acusado de injúria ao filho de Alexandre de Moraes no Aeroporto Internacional de Roma, teria tido o “objetivo de constranger”.

O conteúdo do diálogo foi incluído no inquérito da Polícia Federal, que concluiu pelo não indiciamento de Mantovani Filho nesta terça-feira, 20 de fevereiro.

“Não foi um ato simples, eu acredito que foi um ato pensado, um ato intencional, com o objetivo de constranger, com o objetivo de dar uma determinação de força ou, de alguma forma, de tentar desmoralizar o trabalho da defesa”, afirmou o advogado à Folha de S. Paulo.

Toffoli determina exclusão de conversa no inquérito

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, determinou na segunda-feira, 19, a retirada das transcrições das tratativas entre advogado e investigado do inquérito sobre a ofensa proferida pelo empresário Roberto Mantovani Filho ao filho do ministro Alexandre de Moraes, do STF.

A decisão atendeu a um pedido formalizado pelo advogado Ralph Tórtima, responsável pela defesa de Mantovani Filho no caso.

“Desentranhem-se e tarjem-se as comunicações travadas entre os investigados e seu advogado”, ordenou Toffoli.

“É assente na jurisprudência desta Suprema Corte a inviolabilidade do sigilo entre o advogado e seu cliente, salvo quando revelarem indícios de prática criminosa, o que não se constata nos autos”, acrescentou o ministro.

Para o magistrado, “aplica-se ao caso concreto o entendimento desta Corte no sentido de que não podem ser reveladas ou utilizadas tais comunicações”.

Conversa exposta pela PF

Ao concluir o inquérito sobre a ofensa proferida pelo empresário Roberto Mantovani Filho ao filho do ministro Alexandre de Moraes, do STF, a Polícia Federal quebrou o sigilo da conversa entre o investigado e seu advogado Ralph Tórtima.

No relatório encaminhado ao ministro Dias Toffoli, do STF, os investigadores expuseram as tratativas de Roberto com seu advogado:

“Por meio de mensagens de WhatsApp o advogado orientou ROBERTO a não falar com a imprensa. Escreveu que ‘eles são muito habilidosos e distorcem as palavras’. O advogado solicitou a ROBERTO um relato completo do que teria ocorrido no Aeroporto de Roma e que avaliaria a elaboração de uma nota para a imprensa. ROBERTO perguntou se o relatório poderia ser enviado pelo seu próprio celular, ao que o advogado orientou: ‘Prefiro que seja de outro celular. De nenhum dos três’, referindo-se aos celulares de ANDREIA MUNARÃO e de ALEX ZANATTA BIGNOTTO, que estavam juntos com ROBERTO quando do entrevero ocorrido na capital italiana.”

OAB pede punição a delegado

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) apresentou no domingo, 18, ao Supremo Tribunal Federal e à Procuradoria-Geral da República uma representação contra o delegado da Polícia Federal Hiroshi de Araújo Sakaki.

Segundo a entidade, Sakaki expôs de forma ilegal conversas entre o empresário Roberto Mantovani Filho e o advogado Ralph Tórtima.

“O episódio contém ofensa grave às prerrogativas da classe e, por isso, a OAB solicitou ao STF e à PGR providências para assegurar o sigilo das comunicações, que é protegido pela Constituição”, afirma o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti.

O presidente da OAB e os 27 presidentes estaduais da entidade solicitaram ainda que as “conversas ilegalmente analisadas e expostas” sejam retiradas do processo e declaradas nulas.

Segundo o Código de Ética e Disciplina da OAB, o sigilo profissional é “inerente à profissão, impondo-se o seu respeito, salvo grave ameaça ao direito à vida, à honra, ou quando o advogado se veja afrontado pelo próprio cliente e, em defesa própria, tenha que revelar segredo, porém sempre restrito ao interesse da causa.”

Papo Antagonista –ao contrário da maioria da imprensa, que aderiu cegamente à narrativa de Moraes e endossou a operação de busca e apreensão contra a família hostil ao ministro– tratou o episódio com prudência, criticando a pressa em tirar conclusões antes da análise das imagens, a jurisdição do Supremo sobre pessoas sem foro privilegiado e a tentativa de atribuir a elas o crime de abolição do Estado Democrático de Direito. Relembre aqui:

Esportes

Brasileirão terá 1° partida com arbitragem 100% feminina

26.04.2024 22:30 2 minutos de leitura
Visualizar

Fux pede vista em julgamento sobre desoneração

Visualizar

Reunião entre organizada do Corinthians e direção tem promessa de apoio e "Fagner irresponsável"

Visualizar

Rodolfo Borges na Crusoé: A inteligência artificial mente

Visualizar

Ilha de Cultura: Uma educação argentina e brasileira, com Fabio Giambiagi

Visualizar

Alexandre Soares na Crusoé: O mundo woke, por trás das câmeras

Visualizar

Tags relacionadas

Alexandre de Moraes PF
< Notícia Anterior

Em despedida do Senado, Dino promete 'coerência' no STF

20.02.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Operação no Rio fecha farmácia que vendia suplemento falsificado

20.02.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Fux pede vista em julgamento sobre desoneração

Fux pede vista em julgamento sobre desoneração

26.04.2024 21:52 4 minutos de leitura
Visualizar notícia
José Santa Cruz, ex-Zorra Total, morre aos 95 anos

José Santa Cruz, ex-Zorra Total, morre aos 95 anos

26.04.2024 20:39 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Onda de calor no Sudeste pode bater 40ºC

Onda de calor no Sudeste pode bater 40ºC

26.04.2024 20:35 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Brasil prestes a bater 4 milhões de casos de dengue

Brasil prestes a bater 4 milhões de casos de dengue

26.04.2024 20:06 2 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.