O saldo das ações de policiais fantasiados no Carnaval de SP
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado, roubos de celular foram reduzidos em 36% na capital paulista na comparação com o ano passado
Os roubos de celular na capital paulista foram reduzidos em 36% neste Carnaval, informou a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.
Entre 28 de fevereiro e 4 de março, a Polícia Civil registrou 828 desses roubos, quanto no Carnaval do ano passado (de 9 a 13 de fevereiro), foram feitas 1.299 ocorrências.
Os furtos de celular também caíram, de 2.255 em 2024 para 1.700 neste ano, uma queda de 24% nos boletins de ocorrência registrados até terça-feira, 4, na capital.
Fantasias
A redução nos registros de roubos e furto foi atribuída pelo governo de São Paulo a “estratégias adotadas pelas Polícias Civil e Militar, com reforço no efetivo e ações coordenadas para combater esse tipo de crime nos mais de 700 blocos cadastrados para a festa neste ano”.
O que chamou mais a atenção foram as fantasias de policiais civis que se infiltraram em blocos de Carnaval. Agentes fantasiados de Power Rangers e de Super Mario, com Luigi e Yoshi de parceiros, foram filmados executando prisões, tudo compartilhado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Mas a Operação Carnaval, que deteve 24 suspeitos e recuperou 89 celulares e 167 cartões bancários, também contou com bases móveis, ampliação do efetivo policial e monitoramento por drones.
Drones
“Na segunda-feira (3), o drone ajudou A PM a identificar cinco suspeitos que roubaram um celular de uma mulher em um bloquinho de rua na Barra Funda, zona oeste da capital. O equipamento permitiu que as equipes acompanhassem o percurso dos criminosos, até que fossem abordados pelas equipes. O bando foi preso em flagrante e a vítima teve o celular recuperado”, informou a Secretaria de Segurança Pública.
Tarcísio compartillhou um vídeo com essa ação, para dizendo o seguinte:
“TECNOLOGIA CONTRA O CRIME! O excelente trabalho da Polícia Militar no carnaval contou com drones que ajudaram na identificação de cinco bandidos que roubaram o aparelho celular de uma mulher num bloquinho de rua, na zona oeste da capital. O equipamento acompanhou a movimentação dos suspeitos por todo o percurso até que equipes das forças policiais os prendessem. O celular da vítima foi recuperado, e mais cinco vão ter que prestar contas à Justiça!”
Leia mais: Abre alas para o bloco dos bandidos?
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)