O que deputados e senadores pensam sobre o parlamentarismo O que deputados e senadores pensam sobre o parlamentarismo
O Antagonista

O que deputados e senadores pensam sobre o parlamentarismo

avatar
Redação O Antagonista
5 minutos de leitura 24.05.2021 17:07 comentários
Brasil

O que deputados e senadores pensam sobre o parlamentarismo

José Sarney, como registramos mais cedo, defendeu o parlamentarismo no Brasil, em entrevista ao Correio Braziliense. O Antagonista ouviu a opinião atualizada de deputados e senadores sobre esse eterno tema em Brasília...

avatar
Redação O Antagonista
5 minutos de leitura 24.05.2021 17:07 comentários 0
O que deputados e senadores pensam sobre o parlamentarismo
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

José Sarney, como registramos mais cedo, defendeu o parlamentarismo no Brasil, em entrevista ao Correio Braziliense.

O Antagonista ouviu a opinião atualizada de deputados e senadores sobre esse eterno tema em Brasília.

“Sou um defensor do parlamentarismo, mas não vejo, hoje, a menor aprovação da população quanto a isso. Então, acho difícil de ser implementado e muito difícil, no curto prazo, que isso seja discutido, sem a convocação de uma Constituinte”, disse o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP.

“Sou parlamentarista de carteirinha. O debate nunca chegou à profundidade necessária no Brasil. O parlamentarismo é o melhor sistema de governo para se sair de crises e, no Brasil, as crises são repetitivas. Não tenho dúvidas de que seria um salto muito grande para a nossa democracia”, afirmou o deputado Danilo Forte, do PSDB do Ceará. O também tucano Eduardo Cury, de São Paulo, defendeu “apoio total” ao parlamentarismo.

O deputado José Nelto, do Podemos de Goiás, disse que, primeiro, é preciso acabar com a possibilidade de reeleição.

“Sem acabar com reeleição, parlamentarismo é golpe. Mas sou um defensor. Minha primeira ação política no Congresso foi uma reunião com o senador José Serra para tratar desse tema. O Brasil errou ao apostar no presidencialismo.”

Para o deputado Arthur Maia, do DEM da Bahia, o parlamentarismo também seria uma solução, mas “temos que reduzir o número de partidos”.

O senador Zequinha Marinho, do PSC do Pará, afirmou que sua opinião é semelhante à do ex-presidente Sarney. “Precisamos rever o sistema o quanto antes e buscar estabilidade política para trabalhar e produzir”, acrescentou.

O deputado Rubens Bueno disse que o Cidadania, partido do qual é vice-presidente nacional, sempre defendeu o parlamentarismo.

“Desde a Constituição de 1988. É um sistema mais democrático e muito mais ágil para resolver crises políticas. Se nosso sistema hoje fosse esse, Bolsonaro, diante da incompetência na gerência da pandemia da Covid, não seria mais o chefe do governo. O parlamentarismo seria um ótimo caminho para a evolução da política brasileira.”

O senador Alessandro Vieira, do Cidadania de Sergipe, ponderou que, no entender dele, “primeiro, o brasileiro precisa compreender melhor o sistema político e valorizar mais seu voto”.

“Não interessa para o Brasil um parlamentarismo disfuncional, dominado pelo Centrão e seus ‘Cunhas’ [referência a Eduardo Cunha] genéricos.”

O deputado Fábio Trad, do PSD do Mato Grosso do Sul, é a favor da mudança para o parlamentarismo.

“Hoje, o país vive um arremedo de parlamentarismo fisiológico, porque não é segredo que quem manda no Brasil é o Centrão e o Centrão é ‘congressual’. Defendo o parlamentarismo, porque esse sistema permitirá expor as vísceras da relação Legislativo-Executivo.”

Júnior Bozzella, deputado do PSL de São Paulo, disse ser “consenso entre as cabeças pensantes deste país a necessidade urgente de uma ampla reforma política”.

“José Sarney é um homem lúcido. Infelizmente, o presidencialismo, justamente pela maneira como o Executivo depende do Parlamento, favorece a prevaricação, o ‘toma lá, da cá’ e todo tipo de relação nefasta entre os Poderes. O exemplo está aí: entra presidente, sai presidente, mudam os nomes, mas as práticas permanecem exatamente as mesmas. Não há dúvidas de que uma mudança é necessária. A dúvida é se o Brasil está pronto para isso.”

O deputado Paulo Eduardo Martins, do PSC do Paraná, disse que “o nosso sistema presidencialista é caótico, no qual o presidente é obrigado a compor com o Parlamento, mas o Parlamento não tem responsabilidade de ser governo, o que gera uma tensão permanente e ‘toma lá, da cá'”.

“No parlamentarismo, o governo é fruto de um acordo do Parlamento a respeito de determinada agenda e o desacordo pode levar à dissolução do Parlamento eleito, o que faz com que todos os parlamentares [no entender do deputado, claro] tenham interesse em fazer com que o governo funcione. No Império, vivíamos sob um regime parlamentar monárquico, decorrente de nosso processo histórico de formação. Esse parlamentarismo deveria existir até hoje.”

O deputado Heitor Freire, do PSL do Ceará, opinou:

“Eu acredito que, quanto menos Estado, melhor. Defendo o voto distrital e as eleições avulsas [de candidatos não filiados a partidos]. Com menos mecanismos para perpetuar a corrupção no Brasil, teremos mais condições para mitigar esse nosso grande câncer.”

Delegado Waldir, deputado do PSL de Goiás, foi o único a responder a este site ser contra a proposta de parlamentarismo. Ele justificou assim:

“Não podemos continuar fazendo do país um laboratório. O presidencialismo, com altos e baixos, tem permitido a democracia. Afastamos pelo impeachment dois presidentes. Sou contrário a essa ideia.”

O deputado Bibo Nunes, do PSL do Rio Grande do Sul, disse que “não é momento para discutir parlamentarismo” e que “devemos fortalecer o presidencialismo, que é um bom sistema político”.

O senador Jorge Kajuru, do Podemos de Goiás, afirmou ser “100% parlamentarista”, porque “o parlamentarismo ameniza as crises políticas”.

Brasil

O 'feriadão' da Câmara dos Deputados

29.04.2024 15:08 3 minutos de leitura
Visualizar

Afastado, John Kennedy não comparece a treino no Fluminense

Visualizar

Fábio se pronuncia sobre baixa intensidade no Fluminense

Visualizar

Crusoé: Lula e os seus encrencados amigos socialistas europeus

Visualizar

Crusoé: Bolsonaro testará em MG seu mais competitivo candidato

Visualizar

Onde assistir São Paulo x Palmeiras: confira detalhes da partida

Visualizar

Tags relacionadas

Brasil Congresso Executivo José Sarney parlamentarismo Parlamento reeleição
< Notícia Anterior

Avião com insumos para produção de Coronavac deixa China

24.05.2021 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

BB nomeia apadrinhados de Onyx e Wellington Fagundes para duas vice-presidências

24.05.2021 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

O Antagonista é um dos principais sites jornalísticos de informação e análise sobre política do Brasil. Sua equipe é composta por jornalistas profissionais, empenhados na divulgação de fatos de interesse público devidamente verificados e no combate às fake news.

Suas redes

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

O 'feriadão' da Câmara dos Deputados

O 'feriadão' da Câmara dos Deputados

29.04.2024 15:08 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Crusoé: Bolsonaro testará em MG seu mais competitivo candidato

Crusoé: Bolsonaro testará em MG seu mais competitivo candidato

29.04.2024 14:33 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Após embate com governo, Pacheco marca sessão sobre vetos de Lula

Após embate com governo, Pacheco marca sessão sobre vetos de Lula

Wesley Oliveira
29.04.2024 14:19 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Prefeitura de Juazeiro remove estátua de Daniel Alves

Prefeitura de Juazeiro remove estátua de Daniel Alves

29.04.2024 14:11 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.