“Nosso continente vai se endireitar”, diz Filipe Barros após vitória de Kast
Presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara parabenizou José Kast pela vitória na eleição presidencial do Chile
O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (Credn) da Câmara dos Deputados, Filipe Barros (PL-PR), parabenizou nesta segunda-feira, 15, José Antonio Kast pela vitória na eleição presidencial do Chile. Líder do Partido Republicano, Kast confirmou seu favoritismo no domingo, 14, e derrotou a candidata governista Jeannette Jara, do Partido Comunista.
Com o resultado, o Palácio La Moneda voltará a ser ocupado pela direita após os quatro anos de governo do esquerdista Gabriel Boric.
Filipe Barros se manifestou por meio de publicação no X. “Em nome da Credn, parabenizo o presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, que conquistou a confiança do povo chileno em um futuro melhor. A esquerda sai do poder em mais um país da América do Sul. Tenho convicção que nosso continente vai se endireitar“, escreveu o parlamentar.
No domingo, o presidente Lula (PT) cumprimentou Kast pela vitória. “Cumprimento José Antonio Kast por sua eleição à Presidência do Chile e o povo chileno pela sua participação em um processo eleitoral democrático, transparente e ordenado”, escreveu, no X.
“Faço votos de pleno êxito ao presidente eleito no desempenho de seu futuro mandato. Seguiremos trabalhando com o novo governo chileno em favor do fortalecimento das excelentes relações bilaterais, dos sólidos laços econômico-comerciais que unem Brasil e Chile, pela integração regional e a manutenção da América do Sul como zona de paz”, complementou.
Jeannette Jara reconheceu a derrota reconheceu a derrota, em publicação nas redes sociais. “A democracia falou alto e claro. Acabei de falar com o presidente eleito, José Antonio Kast, para desejar-lhe sucesso para o bem do Chile. Àqueles que nos apoiaram e foram chamados por nossa candidatura, saibam que continuaremos trabalhando para construir uma vida melhor em nosso país. Juntos e firmes, como sempre”, escreveu.
As pesquisas de intenção de votos já indicavam uma grande vantagem para o candidato do Partido Republicano, especialmente após ele conseguir conquistar o apoio dos demais candidatos de direita derrotados no primeiro turno.
Kast, que fundou o Partido Republicano há cinco anos, se apresentou como uma alternativa mais rígida frente à direita tradicional do Chile, a qual ele considerava “morna”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)