Meia verdade continua sendo mentira, diz Eduardo Bolsonaro sobre ofício da OAB
Ex-deputado afirma que entidade questiona continuidade do inquérito sem admitir ilegalidade desde a origem
O ex-deputado federal, Eduardo Bolsonaro, criticou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) após a entidade encaminhar ao Supremo Tribunal Federal (STF) ofício pedindo o encerramento do chamado inquérito das fake news. Ele afirmou, nesta quarta-feira, 25, que a iniciativa é incoerente ao questionar a continuidade da investigação sem reconhecer, segundo sua avaliação, problemas desde a sua abertura, em 2019. “Meia verdade não é verdade, continua sendo mentira”, escreveu.
Eduardo Bolsonaro sustenta que a OAB deveria admitir que o inquérito seria ilegal desde a origem, e não apenas defender sua interrupção agora. Para ele, não haveria lógica em pedir o fim do procedimento sem contestar formalmente sua criação. “Ou vocês reconhecem que o inquérito do fim do mundo (‘fake news’) é totalmente ilegal desde a sua criação, em 2019, ou o pedido de vocês já nasce natimorto”.
O ex-parlamentar também questionou a justificativa original para a abertura da investigação, destinada a apurar ameaças e ataques contra ministros e a própria Corte. Segundo ele, se não houve base legal ou respeito ao devido processo legal desde o início, isso indicaria que o próprio STF teria passado a definir, na prática, os limites do que considera legal.
Eduardo ainda atribuiu a mudança de postura da OAB ao receio de que medidas adotadas no âmbito do inquérito possam atingir outros setores, como advogados e jornalistas.
“Foi isto que os levou a apresentar essa petição para tentar conter abusos que nós denunciamos e sofremos há sete anos sem qualquer apoio de vocês. A OAB não está se movendo por justiça ou por democracia. Está reagindo porque setores poderosos do establishment apertaram o botão dos serviçais da OAB, já que a perseguição que antes era tolerada tornou-se, agora, inconveniente para vocês”, pontuou.
O ex-deputado concluiu afirmando que medidas consideradas arbitrárias tendem a se expandir independentemente de alinhamentos políticos. “Quando a arbitrariedade avança, ela não escolhe lado, mais cedo ou mais tarde, bate à porta de todos”, escreveu, encerrando a mensagem com o desafio: “Refutem-me, OAB“.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Marcos
25.02.2026 13:25O DEUS MORAES ESTÁ MUITO PREOCUPADO COM A OPINIÃO DA OAB. NÃO TÁ NEM DORMINDO. KKKKK
A direita brasileira que tomou posse em 2018 foi com muita sede ao poder, tentando inverter o jogo e mudar tudo aquilo que acontece em Brasília nos últimos 60 anos.