Lula quer turbinar publicidade oficial em ano eleitoral Lula quer turbinar publicidade oficial em ano eleitoral
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Lula quer turbinar publicidade oficial em ano eleitoral

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2 minutos de leitura 18.09.2023 09:15 comentários
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Lula quer turbinar publicidade oficial em ano eleitoral

Lula (PT, foto) planeja destinar um valor recorde para impulsionar a publicidade oficial do governo em 2024, ano de eleições municipais...

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Lula quer turbinar publicidade oficial em ano eleitoral
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Lula (PT, foto) planeja destinar um valor recorde para impulsionar a publicidade oficial do governo em 2024, ano de eleições municipais. Inserido no projeto de Orçamento para 2024, o investimento previsto é de 647 milhões de reais, um aumento significativo em relação aos 359 milhões de reais disponíveis em 2023.

Segundo a Folha de S. Paulo, a cifra é a maior registrada quando comparada aos dados oficiais do Executivo, considerando os gastos classificados como publicidade institucional da Presidência da República desde 2004.

Com impacto direto na imagem de Lula e do PT, o resultado das eleições municipais em 2024 é crucial para o plano político da legenda, uma vez que o número de prefeituras conquistadas pela sigla diminuiu significativamente em 2020.

Na última eleição municipal, o partido do presidente obteve o menor número de prefeituras dos últimos 20 anos.

Ao jornal, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República afirmou que os recursos serão utilizados para promover medidas governamentais que beneficiam a população, além de englobar gastos com comunicação interna e o combate às fake news.

No entanto, a Secom não respondeu sobre a possível relação entre a eleição de 2024 e o valor recorde destinado à comunicação institucional no próximo ano.

Comandada por Paulo Pimenta, a secretaria enviou à Câmara dos Deputados, em julho, um ofício dizendo não haver critério único para definir a divisão da verba publicitária.

Nos seis primeiros meses da nova gestão, Lula priorizou a veiculação de propaganda oficial na televisão, destinando 73% da verba para esse formato.

Nos quatro anos da administração de Jair Bolsonaro, as TVs ficaram com 47% do montante reservado para propaganda oficial.

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