Lula ofende Trump e o povo americano, diz Bolsonaro
Ex-presidente reage a discurso do petista e marca Trump na publicação
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou no sábado, 22, declarações do presidente Lula (PT) sobre Donald Trump.
Em evento que celebrou os 45 anos do PT, o petista disse que o republicano “não foi eleito para ser xerife do mundo” e deveria se limitar a governar os Estados Unidos.
Bolsonaro reagiu nas redes sociais e acusou Lula de ofender o povo americano. No post, o ex-presidente compartilhou um vídeo com a fala do petista, legendado em inglês, e marcou Trump na publicação.
“Mais uma vez, o presidente Lula ofende o povo americano, sua história, e o presidente Donald Trump.”
Trump acena a Bolsonaro
Também no sábado, como mostramos, Trump elogiou o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, durante a Conferência de Ação Política Conservadora (Cpac).
“Eduardo Bolsonaro, da Câmara dos Deputados do Brasil. Obrigado. Diga ‘oi’ para o seu pai. Uma ótima família”, disse o republicano.
Em resposta, Eduardo escreveu em seu perfil no X: “É uma honra ter sua amizade e estima. Minha família e minha nação têm o mesmo carinho e respeito por você. Que Deus abençoe a América e o Brasil. Juntos, seremos grandes novamente!”
Lula ataca Trump
Durante o evento do PT, Lula criticou no sábado a postura internacional de Trump.
Segundo o presidente brasileiro, os EUA mudaram o discurso sobre livre mercado e democracia desde a Segunda Guerra Mundial.
“Os Estados Unidos, desde a Segunda Guerra Mundial, venderam a ideia de que eram o paladino da democracia, venderam a ideia de que eram o xerife da paz, venderam a ideia de que tinha que ter mercado livre, sobretudo depois de [Ronald] Reagan e de Margareth Thatcher. Hoje, o que eles falam é totalmente o contrário do que se falava nos anos 1980”, afirmou o petista.
Lula também mencionou tensões criadas por Trump com países aliados:
“A América para os americanos. O Canal do Panamá é deles. O Canadá não é mais um país, é um Estado. A Groenlândia é deles. O México não tem mais o golfo, o golfo agora é da América. Esse cidadão não foi eleito para ser xerife do mundo, ele foi eleito para governar os Estados Unidos. E ele que governe bem. E quem vai governar o Brasil somos nós.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Angelo Sanchez
23.02.2025 12:17Vergonha foi o eleitor brasileiro, acreditar no “descondenado” e elegê-lo, ganhou uma eleição por muitos poucos votos acima dos 50%, o Brasil merece este “cacareco”. Somos um país pobre e miserável que sobrevive com bolsa família, bolsa gas, bolsa escola, pé de meia, etc., somos uma fábrica de vagabundos, que não precisa trabalhar para viver.
Marcia Elizabeth Brunetti
23.02.2025 10:02Minha esperança hoje se reduz a acabar com Lula e Bolsonaro. Nenhum merece estar no poder. Nenhum demonstrou querer ajudar o Brasil, mas só manterem-se no poder.
Fabio B
23.02.2025 09:34E esse covarde cadelando e entregando o Brasil pro Trump para se safar humilha mais ainda.
Um_velho_na_janela
23.02.2025 09:21Tu é sujo, viu Jair, onde está a ofensa em repetir o que o mundo inteiro diz? Sou anti-lulopetista histórico, mas eu sei que o verdadeiro perigo para a nação está no Mito golpista e na sua horda de radicais fanatizados, todos destilando ódio e sedentos de poder, dinheiro e sangue. Cuidado, muito cuidado, brasileiros!