Leonardo Barreto na Crusoé: Ser governo e oposição, ao mesmo tempo
Ao exercer um papel duplo, Lula aparenta agir com esperteza, mas o método não está funcionando
Um antigo chefe me dizia que a tarefa mais difícil de um consultor político era manter o cliente consciente sobre o seu verdadeiro interesse. Isso porque, não raro, o líder se perde pelo caminho, o que pode acontecer por diversas razões, mas que se manifesta invariavelmente pela incapacidade de avaliar corretamente as relações de causa e consequência das escolhas em relação aos seus próprios objetivos.
Um comportamento errático não é um problema para os convertidos. Para quem é dominado pelo carisma, a compreensão é um exercício posterior à ação, com o militante seguramente encontrando uma razão justa e inteligente para justificar o que o líder fez. Para os que buscam uma percepção racional das coisas, no entanto, o movimento é o oposto e a compreensão do ambiente estratégico antecipa as ações e, caso o movimento não ocorra de acordo com o cálculo prévio, passa-se a questionar o líder.
Toda essa introdução é necessária para entender a expressão usada pelo deputado Danilo Forte (União/CE) para definir a paralisia que atingiu Brasília nas últimas semanas: “Não é possível que Lula seja governo e oposição ao mesmo tempo”. A frase se deu no contexto da votação da “taxa das blusinhas”, uma tentativa de tributar importações de valores inferiores a 50 dólares de sites de compras principalmente da China.
A realidade é que o governo precisa desesperadamente desse dinheiro. Nos últimos quinze dias, foi anunciado que o Tesouro caminha para ter um déficit semelhante ao do pior ano da pandemia mesmo com a receita nominal crescendo 8% neste ano em relação a 2023 (a despesa aumentou 12%). Somado à perspectiva de um Banco Central mais obediente ao Planalto após a saída do atual presidente, Campos Neto, que será substituído no final do ano, tem-se a fórmula para a piora das expectativas de inflação e juros.
Além disso, a taxação vem de encontro ao que pleiteiam atores importantes da economia – como redes de varejo nacionais – e está de acordo com uma visão tradicional petista de proteção da economia nacional em relação à competição internacional. E, para terminar, o Congresso topa votar a taxação.
Diante…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)