Justiça Federal condena apresentadores de podcast por ofensas contra indígenas
A Justiça Federal no Acre condenou Geovany Almeida Calegario, Maykon Jones Silva de Moura e Pedro Lucas Araújo Moreira, apresentadores do podcast Trio Submundo, ao pagamento solidário de R$ 6 mil por danos morais coletivos...
A Justiça Federal no Acre condenou Geovany Almeida Calegario, Maykon Jones Silva de Moura e Pedro Lucas Araújo Moreira, apresentadores do podcast Trio Submundo, ao pagamento solidário de R$ 6 mil por danos morais coletivos. Os três foram processados pelo Ministério Público Federal (MPF) após veicularem vídeo com falas discriminatórias, ofensivas e agressivas contra indígenas na Internet.
Trecho da sentença aponta que os comentários feitos pelos apresentadores constituem “discurso de ódio, com nítida discriminação em razão da etnia da pessoa que foi objeto da matéria”. A juíza Luzia Farias da Silva Mendonça afirmou que a utilização da rede mundial de computadores, em especial da plataforma de vídeos YouTube e Instagram, conferiu à prática e aos danos gerados um “caráter transnacional”.
O vídeo que deu origem ao pedido de condenação apresentado pelo MPF à Justiça foi veiculado em 4 de junho de 2021 em redes sociais, com comentários dos apresentadores em relação a uma notícia divulgada pela imprensa envolvendo um indígena.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)