Juscelino Filho reassume mandato na Câmara após exoneração
União Brasil deve indicar o líder da sigla na Câmara, Pedro Lucas Fernandes (MA), para ser o novo ministro das Comunicações
Juscelino Filho (União) reassumiu no início da tarde desta quarta-feira, 9, o mandato de deputado federal pelo Maranhão. De acordo com o histórico de movimentação parlamentar do portal da Câmara dos Deputados, a reassunção ocorreu às 12h14, com o afastamento automático do suplente, Ivan Junior (União).
Mais cedo, o Diário Oficial da União trouxe a exoneração de Juscelino Filho do cargo de ministro das Comunicações. O decreto é assinado pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB).
Juscelino pediu demissão do cargo de ministro em decorrência da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra ele por desvio de emendas parlamentares. A PGR o acusa dos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva, falsidade ideológica e fraude a licitação.
Em carta aberta divulgada na terça-feira, Juscelino disse que a decisão de sair neste momento “também é um gesto de respeito ao governo e ao povo brasileiro“. “Preciso me dedicar à minha defesa, com serenidade e firmeza, porque sei que a verdade há de prevalecer. As acusações que me atingem são infundadas, e confio plenamente nas instituições do nosso país, especialmente no Supremo Tribunal Federal, para que isso fique claro. A justiça virá!”, acrescentou.
Na carta, ele ressaltava que iria reassumir seu mandato na Câmara. Ele é deputado federal pelo Maranhão desde 2015. Em 2022, foi reeleito com 142.419 votos.
Novo ministro das Comunicações
Ainda não há uma definição por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre quem será o novo ministro das Comunicações. O União Brasil deve indicar o líder da sigla na Câmara, Pedro Lucas Fernandes (MA).
Lula deve decidir sobre o substituto quando retornar de Honduras. onde participa nesta quarta-feira da nona edição da cúpula de líderes dos países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). A Celac é um mecanismo de diálogo da América Latina e do Caribe. De acordo com o governo federal, o encontro deve tratar de temas como integração regional e combate às mudanças climáticas e à fome.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)