Josias Teófilo na Crusoé: Cancelamento e autodeclaração
Crítico de cinema foi atacado por dizer que, para ganhar dinheiro do Ministério da Cultura, é preciso falar de gay, negro e índio
Em sua coluna semanal para Crusoé, Josias Teófilo faz uma reflexão sobre o cancelamento da homenagem a Inácio Araújo, crítico de cinema da Folha de S. Paulo, por falas classificadas como homofóbicas. Araújo disse durante um outro festival que para ganhar dinheiro do Ministério da Cultura, é preciso falar de gay, negro e índio.
O Fest Aruanda, festival de cinema de João Pessoa, cancelou uma homenagem a Inácio Araújo, crítico de cinema da Folha de S. Paulo, por falas classificadas como homofóbicas ditas pelo critico em outro festival, no Rio Grande do Norte.
A fala atribuída a ele foi a seguinte: “O MinC virou uma ONG, tudo muito burocratizado. E tenho a sensação de que só ganha dinheiro do Ministério da Cultura se for pra fazer produto audiovisual que necessariamente tenha que falar de gay, negro e índio.”
Inácio Araújo tem 75 anos e várias décadas dedicadas ao cinema, como crítico, roteirista, montador. Trabalhou com alguns dos mais importantes cineastas brasileiros como Carlos Reichenbach e Walter Hugo Khouri.
Mas bastou uma fala a ele atribuída para que fosse vítima de cancelamento. Veja a nota dos organizadores: “Lamentamos imensamente os acontecimentos que se desenrolaram nos espaços de debate promovidos pela Mostra entre ontem e hoje e nos solidarizamos com todos aqueles que foram violentados pelas ofensas ali proferidas.”
A nota é totalmente desproporcional. Na verdade ela nem parece referir-se ao comentário de Inácio Araújo. A impressão que dá é que Inácio agrediu algum grupo social. O argumento ali é muito simples de entender: ele criticou os critérios de seleção do Ministério da Cultura baseado em grupos identitários – seja nos temas dos filmes ou nos proponentes. Nunca foi proibido a um negro, índio ou homossexual ter um projeto aprovado no MinC. A crítica se refere apenas o pertencimento a esses grupos ter-se tornado um critério de seleção.
LEIA MAIS AQUI; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)