Jerônimo Teixeira na Crusoé: O X não tem a cara de Elon Musk
Ao contrário do que diz a torcida de Alexandre de Moraes na imprensa, a rede social antes conhecida como Twitter não é a casa do ódio fascista
Frankito, o Curioso – apelido do engenheiro têxtil e checador de dados Franklin Weise – apresenta-se como o “ranheta dos infográficos”. Corrige erros (e algumas malandragens) em tabelas, planilhas e gráficos divulgados pela imprensa e pela propaganda de governos e políticos de todas as colorações ideológicas.
The Cultural Tutor publica longos fios ilustrados sobre história e arte, com temas que vão da evolução do uso do concreto na arquitetura moderna à importância da cidade belga de Bruges para o desenvolvimento das instituições financeiras da Europa.
Ahmed Fouad Alkhatib, que já citei nesta coluna antes, é um palestino que perdeu dezenas de parentes na guerra em Gaza, mas segue devotado ao diálogo com israelenses, em busca da elusiva solução de dois Estados. Crítico incisivo da política de terra arrasada com que as forças armadas de Israel vêm conduzindo a guerra, ele denuncia os crimes do Hamas com igual rigor.
Esses são três perfis dentre os pouco mais de trinta que eu seguia na rede social agora proibida no Brasil. Não chegavam a ser fundamentais para minha dieta de informação – que segue dependente da palavra impressa –, mas ocupavam uma modesta parte da minha semana, uma parte da qual sinto falta.
Já fui muito ativo no Facebook, mas era praticamente um neófito no site banido. Abri minha conta na rede quando ela ainda se chamava Twitter, mas só comecei a utilizá-la regularmente pouco antes de Elon Musk rebatizá-la de X. Embora não tenha condições de avaliar o quanto as coisas mudaram por lá, não simpatizo com a nova gerência. Pois Musk é um guerreiro cultural vulgar, que prefere o meme ao argumento. Seu propalado compromisso com a liberdade de expressão é vazio, como comprova sua aquiescência à censura que os governos da Turquia e da Índia exercem sobre o X.
O X…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)