Janja e o Papa
Primeira-dama publicou no Instagram sua agenda semanal, após pressão por mais transparência

A primeira-dama, Janja da Silva, a Janja, vai se encontrar com o Papa Francisco no Vaticano nesta quarta-feira, 12.
No Instagram, Janja divulgou sua agenda semanal, após ser criticada nas últimas semanas por falta de transparência sobre a publicidade de seus compromissos.
“Quarta-feira, 12/02:
Audiência com Sua Santidade, o Papa Francisco.“
Janja está em Roma representando o Brasil na 48ª Sessão do Conselho de Governança do Fida (Fundo de Desenvolvimento Agrícola), ligado à ONU.
No mês passado, a deputada federal Rosângela Moro (União-SP) protocolou um projeto de lei na Câmara dos Deputados para garantir que o Palácio do Planalto divulgue as informações mantidas em sigilo sobre os compromissos de Janja.
Leia mais: “Oposição lança “pacote anti-Janja” para investigar gastos da primeira-dama“
Janja e Lula na mira do MPF
O Ministério Público Federal do DF instaurou inquérito civil público para investigar a falta de transparência de atos da Presidência da República.
Entre os pontos que serão alvo da investigação do procurador Paulo José Rocha Junior, estão, por exemplo, os motivos pelos quais o governo Lula omitiu informações sobre a quantidade de assessores da primeira-dama Janja e por quais motivos o Palácio decretou sigilo de 100 anos sobre a visita dos filhos do presidente Lula ao Palácio do Planalto.
A investigação também vai buscar informações sobre dados do uso do helicóptero presidencial e gastos com a alimentação do presidente da República no Palácio da Alvorada.
“As questões versadas nos autos ainda demandam diligências para a formação do convencimento ministerial acerca das medidas a serem eventualmente adotadas”, informa a portaria relacionada à abertura do inquérito.
Leia mais: Lula mantém sigilos da mesma forma que Bolsonaro
O gabinete de Janja
Ainda que não ocupe um cargo no governo, nem tenha recebido um único voto, Janja ocupa um gabinete no terceiro andar do Palácio do Planalto, a poucos metros do de Lula.
Ela também mantém uma equipe de pelo menos 12 pessoas.
Leia mais: Ninguém quer julgar ação de despejo do gabinete de Janja?
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)