Interesse da sociedade em fiscalizar o sistema eletrônico é baixo, diz TRE
PL, de Bolsonaro, foi a sigla que mais enviou representantes a cartórios eleitorais
Uma pesquisa realizada pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) apontou que a participação de cidadãos na fiscalização do processo eleitoral de 2024 foi “muito baixa“.
“Os resultados mostraram uma presença menor que a esperada pela Justiça Eleitoral. A participação de cidadãos e cidadãs, individualmente, foi muito baixa“, diz trecho de nota do TRE-SP.
A Secretaria de Planejamento Estratégico e de Eleições (Seplan) do TRE aplicou o método de pesquisa em 393 zonas eleitorais do estado.
“Em relação à participação de cidadãos ou cidadãs, não houve participação em nenhum dos procedimentos em 355 cartórios eleitorais no primeiro turno (90,3%) e em 107 no segundo (97,2%).”
De acordo com o TRE-SP, qualquer pessoa ou instituição pública pode acompanhar os procedimentos eleitorais.
O órgão mais atuante foi o Ministério Público, seguido pela OAB (Ordem dos Advogados Brasileiros), em segundo lugar.
“A cerimônia de geração de mídias e preparação das urnas para a votação foi a que atraiu maior número de entidades fiscalizadoras”, apontou o TRE.
O partido político que mais enviou representantes a cartórios eleitorais foi o Partido Liberal (PL). Depois, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e a Federação Brasil da Esperança, uma coligação do PT, PC do B e PV.
Segundo a secretária de comunicação social do TRE-SP, Eliana Passareli, o tribunal eleitoral deseja que as pessoas “venham conhecer como tudo funciona para que não fiquem à mercê da desinformação.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)