Governador defende que Lula volte a indicar Jorge Messias ao STF
Rafael Fonteles cita falhas na articulação com Senado
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), defendeu neste sábado, 2, que o presidente Lula volte a indicar o nome do advogado-geral da União, Jorge Messias (foto), para o Supremo Tribunal Federal (STF).
Em publicação nas redes sociais, Fonteles afirmou:
“Podemos tirar duas conclusões a partir da votação de quarta-feira no Senado Federal.
A primeira é a de que o Ministro Jorge Messias demonstrou, de forma brilhante, todos os requisitos necessários para o cargo de Ministro do STF. A segunda conclusão é a de que precisamos aperfeiçoar a articulação política do governo federal junto ao Senado, pois a votação revelou clara demonstração de insatisfação velada de alguns senadores que seriam da nossa base aliada.
Sendo assim, torcemos para que essa articulação seja aperfeiçoada e o nome do Ministro Jorge Messias seja reapresentado, para que o Nordeste não seja prejudicado e o Brasil não perca um Ministro do STF de altíssima qualidade, sério, sereno, competente, humano e justo.”
Leia em Crusoé: Rejeição histórica
Rejeição de Messias
Messias foi rejeitado por oito votos de diferença, com 42 contrários e 34 favoráveis à indicação.
Lula indicou o advogado-geral da União ao STF em novembro do ano passado, na vaga aberta com a aposentadoria de Luís Roberto Barroso.
O governo federal demorou quatro meses para enviar a indicação ao Senado. O Executivo aproveitou esse tempo para tentar uma maior aceitação do nome de Messias entre os senadores. Ainda assim, o indicado enfrentou bastante resistência.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), preferia que o petista tivesse indicado o senador Rodrigo Pacheco (PSB-MG).
Como mostramos, nas conversas com senadores na manhã de quarta, Alcolumbre liberou seus aliados a votar contra a indicação de Jorge Messias.
O presidente do Senado se demonstrou incomodado com movimentos protagonizados por Messias e alguns de seus aliados, como o ministro André Mendonça.
O parlamentar se irritou com o vazamento da informação sobre o encontro secreto tido entre ele e Messias na residência do ministro Cristiano Zanin na semana passada. Para Alcolumbre, teria sido o próprio Messias o responsável pelo vazamento da informação.
Leia também: Planalto responsabiliza Alcolumbre e Moraes por rejeição de Messias
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Annie
03.05.2026 10:48Sem noção esse governador .
Marian
02.05.2026 22:50Seria uma humilhação total.
Marcos
02.05.2026 18:36VAI SER DUPLA PAGAÇÃO DE MICO.
Clayton de Souza Pontes
02.05.2026 17:04O Senador Rogério Marinho fez ótimo pronunciamento na sabatina. Elencou todos os motivos para a rejeição do Bessias, com foco apenas no período após 2023. Concordo plenamente com o senador