Flávio comenta ausência de Lula na posse de Kast: “Transborda intolerância”
Petista teria desistido de ir à cerimônia do novo presidente chileno para evitar constrangimento em encontro com senador brasileiro
Pré-candidato à Presidência, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) comentou nesta terça-feira, 10, a possível desistência do presidente Lula (PT) de comparecer à cerimônia de posse do presidente do Chile, José Antonio Kast, em Valparaíso.
Segundo o G1, o petista teria optado por se ausentar do evento para evitar um possível constrangimento em um eventual encontro com Flávio.
Em vídeo divulgado nas redes, Flávio afirmou que Lula não consegue conviver com “quem pensa diferente”.
“Bom, também tive essa informação [desistência de Lula]. Eu lamento que nessa altura do campeonato o Lula não consiga conviver com quem pensa diferente dele. Você vê que ele transborda intolerância, transborda o ódio até. Ele, um presidente da República, convidado por outro presidente da República [do Chile] eleito podia, sem problema nenhum, vir para cá”, disse.
Para Flávio, o petista demonstraria preferência por se aproximar de chefes de Estado que, segundo ele, “desrespeitam os direitos humanos”, e não se sentiria à vontade diante do perfil conservador de Kast.
“Mas o Brasil também não perde nada com a ausência dele, afinal de contas ele prefere se aproximar de país onde haja grupos terroristas governando, prefere participar de solenidade aonde chefe de países desrespeitam os direitos humanos, enfim, são favoráveis a perseguição e mortes de judeus. Então certamente o Lula não se sentiria muito à vontade aqui no Chile com um presidente conservador e de direita como Kast“, concluiu.
Lula e Kast
Em janeiro, Lula e Kast se encontraram na Cidade do Panamá, no Panamá, onde participaram do Fórum Econômico Internacional da América Latina.
“A América do Sul enfrenta enormes desafios em segurança, progresso econômico e redução da pobreza, e a cooperação entre os Estados Chile e Brasil pode liderar a mudança que nossa região precisa. Agradeço o encontro construtivo com o presidente Lula”, escreveu Kast no X.
A jornalistas, Kast prometeu continuar tendo novos encontros com a equipe do petista.
“Foi uma reunião muito boa, bilateral, onde estivemos com ministros e vamos seguir tendo novos encontros. As equipes trocaram contatos para continuar conversando sobre os temas que nos interessam em conjunto”, afirmou o chileno após o encontro.
A vitória de Kast no Chile
Líder do partido Republicano, Kast derrotou a candidata governista Jeannette Jara, do Partido Comunista, com 58,16% dos votos.
A candidata do ex-presidente Gabriel Boric teve 41,84% dos votos válidos.
Leia também: Kast agradece por “encontro construtivo” com Lula
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)