Em meio à pandemia, senador apresenta projeto para proteger ‘galos de briga’
Em meio à pandemia do novo coronavírus, o senador Telmário Mota, do Pros de Roraima, apresentou hoje no Senado um projeto de lei que dispõe sobre a criação, manejo e exposição de aves da raça Mura, os chamados de "galos de briga"...
Em meio à pandemia do novo coronavírus, o senador Telmário Mota, do Pros de Roraima, apresentou hoje no Senado um projeto de lei que dispõe sobre a criação, manejo e exposição de aves da raça Mura, os chamados de “galos de briga”.
Segundo o senador, a ideia é “atender os princípios de garantia do bem-estar animal e da preservação da espécie”.
Em sua justificativa, ele diz:
“Mesmo havendo interesse histórico, cultural e genético, a situação da raça Mura está em perigo no Brasil. Embora o País tenha hoje milhares de criadores que lutam pela preservação do valente galo Mura, os seus abnegados criadores enfrentam problemas oriundos da desinformação e da discriminação. Isso porque se tem a visão errada e preconceituosa de que o galo combatente só se presta para o combate, o que não representa a realidade.”
Ele acrescenta que “a avicultura nacional tem procurado na espécie cruzamentos necessários para melhoramento genético com o fim de obtenção de raças com potencial comercial”.
Caso haja interesse, aqui está a íntegra do projeto.
Atualização: após a divulgação desta nota, Telmário Mota entrou em contato com O Antagonista e disse que mandaria retirar o projeto, que, segundo ele, foi apresentado anteriormente à pandemia, mas só acabou sendo protocolado nessa data.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)