Em 2026 “vamos entregar muito mais”, diz Lula em mensagem de Ano Novo
Petista cita dados econômicos positivos, como a taxa de desemprego, mas omite déficit bilionário nas contas do governo federal
O ex-presidente Lula (PT) destacou nesta quarta-feira, 31, dados econômicos positivos de 2025, como a taxa de desemprego de 5,2% e o investimento direto líquido no país de 84,2 bilhões de dólares, em uma mensagem de Ano Novo publicada em seu perfil no X. O petista afirma ainda que, em 2026, o governo seguirá “comprometido com um Brasil justo, democrático e soberano”.
“E vamos entregar muito mais. Um abraço carinhoso e um feliz Ano Novo meu e da Janja para todas as famílias brasileiras”, complementa.
Por outro lado, o petista omite que o governo federal apresentou um déficit primário de 20,2 bilhões de reais em novembro de 2025, ante um déficit de 4,5 bilhões de reais no mesmo mês do ano anterior (em termos nominais), e que o estoque da dívida pública federal (DPF) chegou a 8,48 trilhões de reais em novembro.
O déficit primário ocorre quando as receitas do governo são menores que suas despesas, excluindo o pagamento de juros e amortização da dívida pública.
Segundo a Secretaria do Tesouro Nacional, o déficit do mês passado ficou acima da mediana das expectativas da pesquisa Prisma Fiscal do Ministério da Fazenda, que apontava para um resultado negativo de 12,7 bilhões de reais.
Lula não cita também que as empresas estatais federais acumularam um déficit de 6,3 bilhões de reais no período de janeiro a novembro de 2025, segundo dados divulgados pelo Banco Central (BC) na terça-feira, 30. É o pior resultado para o período na série histórica, iniciada em 2009, quando o cálculo parou de considerar empresas dos grupos Petrobras e Eletrobras.
De janeiro a novembro do ano passado, havia ocorrido um déficit de 6 bilhões de reais, e no mesmo período de 2023 – primeiro ano do governo Lula (PT) -, um rombo de 343 milhões de reais.
Já no mesmo período em 2022, último ano do governo Jair Bolsonaro (PL), as estatais federais acumularam superávit de 4,5 bilhões de reais.
Os Correios contribuíram para o resultado de 2025. A estatal tem acumulado prejuízo ano após ano desde 2022 e, apenas até setembro deste ano, já soma um déficit de 6,1 bilhões de reais.
A empresa vive um momento delicado em meio a uma de suas maiores crises financeiras. Na segunda-feira, 29, a direção da estatal anunciou que, mesmo após captar 12 bilhões de reais junto a um grupo de cinco bancos, ainda precisa levantar mais 8 bilhões de reais para completar o plano de reestruturação financeiro inicialmente traçado para 2025 e 2026, conforme falamos aqui.
O valor captado será usado para pagar fornecedores, benefícios e tributos, mas a lacuna de 8 bilhões ainda precisa ser preenchida por novos empréstimos ou por possíveis aportes públicos, que ainda não foram definidos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Mais dívida pública? Não, obrigada!!!
Marian
31.12.2025 18:30E a colheita prometida para 2025 ?