Edinho Silva é eleito novo presidente do PT
Resultado foi anunciado pelo presidente interino da sigla, Humberto Costa, antes da totalização do pleito
O ex-prefeito de Araraquara Edinho Silva foi eleito presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) nesta segunda-feira, 7.
De acordo com nota oficial da legenda, Edinho recebeu 239.155 votos, o equivalente a 73%. Em segundo lugar, ficou o deputado federal Rui Falcão, com 36.279 votos (11,35%), em terceiro, Romênio Pereira, com 36.009 ( 11,06%) e em quarto, Valter Pomar: 14.006 votos (4,30%).
A eleição do ex-prefeito ocorreu mesmo com a suspensão da votação em Minas Gerais, terceiro maior colégio eleitoral da sigla.
Ele era o nome preferido do presidente Lula (PT) para assumir o comando da legenda, após a saída de Gleisi Hoffmann, que deixou o cargo para integrar o governo como ministra da Relações Institucionais.
“Estamos falando de um PED que vau passar de 400 mil filiados votando. Sem dúvida alguma, só um partido como o PT que pode realizar um número como esse. Quero agradecer muito ao Rui Falcão, Romênio Pereira e Walter Pomar que participaram comigo deste processo, criaram as condições para que a gente pudesse estar debatendo, dialogando com o partido, melhorando propostas. Agradecer a nossa militância, nossos filiados, que me deram este voto de confiança que farei de tudo para honrar. Sou muito grato ao presidente Lula também, pelo voto de confiança. Essa é uma missão que vai exigir muito e estou muito animado para cumpri-la”, disse Edinho, após vencer o pleito.
“Quando se estabelece uma desoneração ad eternum, está penalizando quem compra o pãozinho, o arroz, o quilo do feijão. O Brasil só será justo quando a gente acabar com o privilégio e reduzir a desigualdade. E isso só será feito com a reeleição do presidente Lula… O PT tem que revigorar bandeiras históricas. Mais do que nunca o orçamento participativo é atual, os conselhos. O PT tem que entender que tem conselho municipal de saúde, de educação, de segurança alimentar, da diversidade e de combate ao racismo, conselho de cultura, esporte. Não podemos abrir mão de fazer a disputa das políticas públicas. Não pode abrir mão da luta pela universalização da educação integral, da segurança alimentar”, continuou.
Prefeito de Araraquara acusa Edinho Silva por rombo
O prefeito de Araraquara, Dr. Lapena (PL), acusou a gestão de seu antecessor, Edinho Silva (PT), de deixar dívidas que somam 1,1 bilhão de reais.
Os números foram apresentados pelo secretário de Administração, Roberto Pereira, durante audiência na Câmara Municipal em 21 de fevereiro.
A dívida, segundo a prefeitura, inclui 212 milhões de reais em obrigações de curto prazo, 562 milhões de reais em débitos de longo prazo, 60 milhões de reais em serviços contratados ainda não executados, 195 milhões de reais em processos judiciais e 42 milhões de reais em despesas não empenhadas, as chamadas “pedaladas fiscais”.
A maior parte dessas pedaladas fiscais, 75%, seria referente à área da Saúde, comandada pela então secretária Eliana Honain.
Leia mais: Fiscal é agredida durante votação interna do PT em Sergipe
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)