É o fim do PSDB?
Deputados da sigla estão sendo disputados pelo MDB, de Temer, e o PSD, de Kassab

O PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) está sendo centro de uma disputa entre o MDB, do ex-presidente Michel Temer, e o PSD, de Gilberto Kassab, para decidir qual partido acolherá os congressistas da sigla que deixará de existir em março deste ano, segundo revelou o jornal Folha de S.Paulo.
Desde o início do ano, as lideranças dos três partidos têm se reunido para discutir o futuro do PSDB. Na semana passada, o presidente da sigla, Marconi Perillo, reuniu-se com Temer e o presidente do MDB, Baleia Rossi, além de deputados do partido.
Os doze deputados tucanos que migrarem para o partido escolhido farão o MDB ou PSD se tornarem a terceira maior bancada da Câmara dos Deputados. Além disso, a sigla vitoriosa abarcará o fundo partidário destinado ao PSDB.
Na última eleição municipal, em 2024, o PSDB, que governou o Brasil por duas vezes com Fernando Henrique Cardoso (FHC) e comandou São Paulo por quase 30 anos, não passou de 273 prefeituras.
Kassab
O PSD foi o grande vencedor das eleições municipais de 2024, tendo conquistado 885 prefeituras, o maior número entre todos os partidos.
No início do ano, Kassab comentou sobre a possibilidade de receber os deputados tucanos.
“Diante de quadros tão valorosos como os do PSDB, em todo o Brasil, é evidente que o PSD tem interesse especial nessa aproximação, qualquer que seja o modelo”, comentou, também ao Estadão, Kassab, que atua atualmente como secretário de Governo do governo de São Paulo.
O PSDB compõe atualmente federação com o Cidadania e estudava ampliá-la com a adesão do Solidariedade, mas a fusão com o PSD pode soar como um passo mais seguro para se manter no jogo político. O caminho deve ser definido em março.
Leia mais: “Os tucanos vão se render a Kassab?“
Leia mais: “Deixamos de bater no PT”, diz Perillo sobre queda do PSDB
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Claudemir Silvestre
06.02.2025 13:52O PSDB acabou quando passou pano na roubalheira de Aécio Neves, pego em flagrante com MALAS DE DINHEIRO !! E Alckmin jogou uma pá de cal, quando deixou o partido e se engraçou com LULA LADRÅO !! RIP !!
Alexandre Ataliba Do Couto Resende
06.02.2025 13:23Já vai tarde. Vamos ver quem Aécio e cia vão afundar agora.
Fabio B
06.02.2025 07:47O PSDB morreu quando no primeiro escândalo do mensalão, os caciques da época (incluindo FHC) optaram por deixar o Lula "sangrar", achando que assim venceriam nas próximas eleições. Hoje resta só alguns feudos regionais dominados por corruptos do mais baixo nível, e ao partido resta somente ser absorvido por alguma legenda do Centrão, que não deve demorar.
Luiz Filho
06.02.2025 06:53A extinção do psdb é a premiação para o partido, cujos parlamentares tiveram a atitude mais abjeta, covarde e pusilânime na oposição ao pt. FHC foi o maior responsável pelo fortalecimento do luladrão durante o mensalão. “Deixar sangrar” deu a reeleição ao luladrão. Queimem no inferno, corruptos
Clayton De Souza pontes
05.02.2025 21:00Muitos erros, dentre os quais a blindagem do corrupto Aécio, levaram a esse fim melancólico