Dengue: Lula gasta menos do que Bolsonaro com campanhas
Embora o Ministério da Saúde tenha registrado mais de 2,6 milhões de casos prováveis de dengue, foram gastos 61% a menos com campanhas preventivas em 2023
Embora o Ministério da Saúde tenha registrado mais de 2,6 milhões de casos prováveis de dengue e 1.020 mortes confirmadas apenas em 2024, o governo Lula gastou 61% a menos em 2023 com campanhas de prevenção contra a dengue do que a gestão de Jair Bolsonaro.
Segundo o Poder 360, o Ministério da Saúde, sob a gestão de Nísia Trindade, investiu 12,2 milhões de reais em campanhas de esclarecimento sobre a doença no ano passado, ante 31,6 milhões de reais gastos no ano anterior.
Esse foi o menor gasto companhas de conscientização sobre a dengue desde 2019, mostram os dados do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federa (Sicom).
O que diz o Ministério da Saúde?
Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que “não foram computados no cálculo da reportagem as fases da continuidade da campanha de eliminação do mosquito e sobre as orientações sobre o tratamento e sintomas da doença que se estendeu pelos meses de janeiro e fevereiro deste ano, totalizando 35 milhões de reais”.
“Em 2024, a pasta ampliou os repasses em até 1,5 bilhão de reais para apoiar estados e municípios em situação de emergência, reforçando a assistência e o cuidado integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, acrescentou.
A dengue no Brasil
Dados atualizados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde mostram que o Brasil já registrou mais de mil óbitos causados pela dengue nas primeiras treze semanas de 2024.
São 2.671.332 casos prováveis da doença, com 1.531 mortes em investigação e outras 1.020 confirmadas. O coeficiente de incidência da dengue é de 1.315,5.
O número de mortes é o terceiro maior desde o início da série histórica em 2000, sendo que o recorde ocorreu em 2023, com 1.094 mortes. No mesmo período do ano passado, no entanto, foram registradas apenas 388 mortes.
Mais de 4 milhões de casos
A secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, afirmou em fevereiro que a estimativa para este ano é de 4,2 milhões de casos no total. No entanto, nesta semana o governo informou que a maioria dos estados brasileiros já superou o pico de casos da doença.
Até o momento, 11 unidades da federação já decretaram emergência devido à dengue: Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Amapá, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)