Cure-se, Bolsonaro, inclusive de si próprio

24.06.2026

logo-crusoe-new
O Antagonista

Cure-se, Bolsonaro, inclusive de si próprio

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 07.07.2020 16:49 comentários
Brasil

Cure-se, Bolsonaro, inclusive de si próprio

Esperemos que Jair Bolsonaro se cure da Covid-19, sem maiores percalços. A cura, no entanto, não poderia dar margem a que o presidente da República a creditasse a um remédio -- a hidroxicloroquina -- cujo uso para a doença não é prescrito ou que ele passasse a menosprezar ainda mais a Covid-19 como "gripezinha". Mas ele já faz ambas as coisas ainda doente...

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 07.07.2020 16:49 comentários 0
Cure-se, Bolsonaro, inclusive de si próprio
jair_bolsonaro

Esperemos que Jair Bolsonaro se cure da Covid-19, sem maiores percalços. A cura, no entanto, não poderia dar margem a que o presidente da República a creditasse a um remédio — a hidroxicloroquina — cujo uso para a doença não é prescrito ou que ele passasse a menosprezar ainda mais a Covid-19 como “gripezinha”. Mas ele já faz ambas as coisas ainda doente.

Se Bolsonaro sair completamente ileso da Covid-19, isso não cancela o fato de que mais de 60 mil brasileiros já morreram da doença. O número de mortes no país, costumeiramente apontado por bolsonaristas como sinal de que a Covid-19 não é assim tão grave, ultrapassa as 300 por milhão de habitantes. A continuar nesse ritmo, alcançaremos em breve a França, um dos países europeus mais atingidos pela pandemia. É importante enfatizar que a Covid-19 não substitui outras causas de falecimento, mas acrescenta defuntos à estatística de mortalidade. Por isso, é tolo dizer que gripe e acidentes de carro também matam, como se isso tornasse o vírus da doença menos perigoso.

O vírus da Covid-19 ainda não é inteiramente conhecido. Não se sabe se a doença deixa sequelas importantes ou se pessoas que foram infectadas podem sofrer novo contágio. Não existem remédios antivirais específicos e as vacinas estão sendo testadas — não é de se excluir, aliás, que elas tenham efeito limitado. Talvez a vacina contra a Covid-19 tenha de ser sazonal.

A doença também exibe comportamento estranho. O vírus parece ser customizado — age conforme as condições e o histórico de saúde do paciente. Ele mata mais comumente idosos e pessoas que apresentam comorbidades, mas também leva embora gente jovem e saudável. Cerca de 30% dos que faleceram de Covid-19 no Brasil têm menos de 60 anos e, dentre as vítimas fatais, muitos são os que não tinham doença crônica nenhuma. Boa parte dos que se curam têm de passar por longos períodos de tratamento em UTIs, e não há leitos suficientes para suportar uma explosão de casos, daí também a necessidade de isolamento social e uso de máscaras.

É espantoso que certas obviedades ainda tenham de ser repetidas a esta altura, mas é compreensível a impaciência geral e um certo grau de negação da realidade. Os países que enfrentaram lockdowns rigorosos podem sofrer uma segunda onda pandêmica e vêm tentando isolar os clusters de infecção que volta e meia surgem. O cidadão depara com essas informações e pode se perguntar “de que adianta, então?”. A resposta está na constatação de que nenhum deles enfrentou por tanto tempo uma curva ascendente de contágio como a do Brasil (os Estados Unidos não são modelo, uma vez que também vêm fazendo tudo errado, à exceção de alguns estados). Não há fim previsto para a curva maldita e, curiosamente, o platô de novos casos e mortes é encarado por autoridades nacionais como motivo para abertura, quando a verdade é que as medidas restritivas só podem ser levantadas no momento em que a taxa de transmissão é bem menor do que 1. Ou seja, quando um infectado transmite o vírus para menos de 1 pessoa, o que hoje ocorre em pouquíssimos estados brasileiros, e não em índices suficientemente seguros.

O dado incontornável é que se tivéssemos feito um lockdown severo durante dois meses, logo no início da pandemia, não estaríamos enfrentando uma situação tão angustiante de primeira onda contínua de Covid-19. A economia teria sofrido um golpe, é fato, as pessoas mais pobres teriam sofrido um baque, sem dúvida, mas hoje estaríamos seguros de que a transmissão do vírus havia sido controlada, com todos os benefícios advindos do lockdown. Não fizemos nada certo ou completamente certo e, agora, sofremos consequências ainda mais graves para a saúde geral e para a economia do país.

A Covid-19 de Bolsonaro é causa e consequência dele próprio. Está claro que o presidente contraiu a doença devido à sabotagem que promoveu contra o que a ciência preconiza. Que continue a fazer isso mesmo doente, insistindo em tripudiar sobre quem morreu e a menosprezar o pouco que já se sabe sobre a Covid-19, é ato indigno, para dizer o mínimo.

Cure-se, Bolsonaro, inclusive de si próprio.

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

Crusoé: Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares

Crusoé: Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares
2

Gilmar defende condenação de Zambelli e envia garantias à Itália

Gilmar defende condenação de Zambelli e envia garantias à Itália
3

PSOL rebate cobrança de Erika Hilton por recursos

PSOL rebate cobrança de Erika Hilton por recursos
4

“Todo mundo tem direito à opinião”, diz Nikolas sobre Zema

“Todo mundo tem direito à opinião”, diz Nikolas sobre Zema
5

O desanimador cultural Gilmar Mendes

O desanimador cultural Gilmar Mendes
6

Mendonça reage a denúncia do Careca do INSS e cobra explicações da Papuda

Mendonça reage a denúncia do Careca do INSS e cobra explicações da Papuda
7

A leitura do advogado de Trump sobre a entrada do Brasil no caso Moraes

A leitura do advogado de Trump sobre a entrada do Brasil no caso Moraes
8

Por Que Cada Vez Mais Investidores Estão Explorando Novas Fontes de Renda Passiva em 2026

Por Que Cada Vez Mais Investidores Estão Explorando Novas Fontes de Renda Passiva em 2026
9

Erika Hilton cobra ‘fatura’ por fidelidade ao PSOL: ‘Privilégio branco e cis’

Erika Hilton cobra ‘fatura’ por fidelidade ao PSOL: ‘Privilégio branco e cis’
10

Justiça da Flórida autoriza AGU a atuar em ação da Rumble contra Moraes

Justiça da Flórida autoriza AGU a atuar em ação da Rumble contra Moraes
1

Gilmar defende condenação de Zambelli e envia garantias à Itália

Gilmar defende condenação de Zambelli e envia garantias à Itália
2

PSOL rebate cobrança de Erika Hilton por recursos

PSOL rebate cobrança de Erika Hilton por recursos
3

Esposa de Ramagem ganha 'licença-prêmio' da PGE-RR

Esposa de Ramagem ganha 'licença-prêmio' da PGE-RR
4

Justiça condena Gayer por associar PT a atentado contra Bolsonaro

Justiça condena Gayer por associar PT a atentado contra Bolsonaro
5

O país do dane-se

O país do dane-se
6

Moro liga projeto no Paraná à disputa nacional contra Lula

Moro liga projeto no Paraná à disputa nacional contra Lula
7

Polícia Civil ouve Bolsonaro em inquérito sobre arma apreendida em blitz

Polícia Civil ouve Bolsonaro em inquérito sobre arma apreendida em blitz
8

Deputada ironiza Lula após declaração sobre políticos honestos

Deputada ironiza Lula após declaração sobre políticos honestos
9

Crusoé: Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares

Crusoé: Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares
10

Girão critica Senado vazio em meio a escândalo do Banco Master

Girão critica Senado vazio em meio a escândalo do Banco Master
1

Quem manda no Estreito de Ormuz?

Quem manda no Estreito de Ormuz?
2

Relator pressiona governo por ampliação do teto do Simples Nacional

Relator pressiona governo por ampliação do teto do Simples Nacional
3

Digimais repete práticas atribuídas ao Banco Master, diz PF

Digimais repete práticas atribuídas ao Banco Master, diz PF
4

Wagner encontrou uma testemunha de defesa

Wagner encontrou uma testemunha de defesa
5

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do ‘profexô’ Luxemburgo

Crusoé: Uma má notícia para a candidatura do ‘profexô’ Luxemburgo
6

Crusoé: Alemanha desiste de seus maiores navios de guerra

Crusoé: Alemanha desiste de seus maiores navios de guerra
7

PSOL prova do próprio veneno

PSOL prova do próprio veneno
8

Crusoé: Trump reclama de resolução do Senado sobre o Irã

Crusoé: Trump reclama de resolução do Senado sobre o Irã
9

O BC na corda bamba entre cortar e convencer

O BC na corda bamba entre cortar e convencer
10

Defesa de Bolsonaro pede prorrogação de prisão domiciliar

Defesa de Bolsonaro pede prorrogação de prisão domiciliar

Tags relacionadas

covid-19 Jair Bolsonaro Mario Sabino Pandemia
< Notícia Anterior

Maia diz que deputado do PC do B será 'peça-chave' na aprovação do projeto das fake news

07.07.2020 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Noronha vai analisar habeas corpus de Queiroz no STJ

07.07.2020 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.