Crusoé: Lula contra os “Senhores das Armas”
"Nós poderemos produzir. Ninguém vai ajudar a gente, a não ser nós mesmos", afirmou o presidente
O presidente Lula defendeu que o Brasil e outros países devem construir suas próprias armas, durante encontro com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa (foto), na segunda, 9.
“Se a gente não se preparar na questão de defesa, qualquer dia alguém invade a gente. O Brasil tem necessidade similar à da África do Sul. Portanto, vamos juntar o nosso potencial e ver o que podemos construir juntos”, disse Lula, no Palácio do Planalto, em Brasília.
“Não precisamos ficar comprando dos ‘Senhores das Armas’. Nós poderemos produzir. Ninguém vai ajudar a gente, a não ser nós mesmos“, afirmou o presidente.
“Aqui, na América do Sul, nós nos colocamos como uma região de paz. Aqui, ninguém tem bomba nuclear, bomba atômica. Nossos drones são para agricultura, para a ciência e tecnologia e não para a guerra.”
Antiamericanismo
Lula é movido por um antiamericanismo de longa data, desde os seus tempos de sindicalista.
O presidente também tem reprovado a guerra que Estados Unidos e Israel estão realizando no Irã.
Quando ele questiona os “Senhores das Armas“, é fácil saber que Lula está falando dos Estados Unidos.
O petista também nunca questionou a produção de armas na Rússia, que invadiu a Ucrânia, ou na China, dois países governados por líderes autoritários que são próximos do governo Lula.
Mas há razões para que o Brasil se mova para não depender majoritariamente dos Estados Unidos, seja como fornecedor de armas ou como apoio externo.
Isso porque, em um mundo que atravessa crises constantes, não há como contar com ajuda externa.
“Eu concordo com a preocupação expressa pelo presidente“, diz o coronel da reserva Paulo Filho, especialista em geopolítica e liderança.
“O mundo vive um momento de grave instabilidade e o Brasil deve ter condições de prover todas as capacidades militares…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marian
10.03.2026 13:11Defesa agora? As forças armadas estão sucateadas . Nem a Rússia ou China querem problema com a maior força militar do mundo. Deveríamos estar do lado dos Americanos como era. África do Sul? O que poderá fazer?