Crusoé: Fávaro buscará virar um único voto contra PEC anti-STF
O ministro da Agricultura Carlos Fávaro (foto) voltará, nesta quarta-feira, 22, a ser o senador Carlos Fávaro (PSD-MT). O nome de Lula para a pasta foi exonerado momentaneamente hoje, para engrossar a base governista no Senado...
O ministro da Agricultura Carlos Fávaro (foto) voltará, nesta quarta-feira, 22, a ser o senador Carlos Fávaro (PSD-MT). O nome de Lula para a pasta foi exonerado momentaneamente hoje, para engrossar a base governista no Senado.
A manobra, feita a pedido do senador, é comum em propostas mais importantes para o governo — mas, hoje, o tema tem pouco a ver com o Executivo: o plenário deve votar a PEC 8, que limita o alcance e o poder das decisões monocráticas de juízes e ministros de cortes superiores. Agendada para votação nesta terça-feira, 21, a proposta de emenda à Constituição é considerada uma resposta do Legislativo ao que consideram ser um excessivo “ativismo” do Judiciário.
Neste caso, a ação de Fávaro é mais estratégica: ele irá votar contra o texto, no lugar de sua suplente, Margareth Buzetti (PSD-MT) — que votaria a favor do texto.
No entanto, ele deve se manter “ex-ministro” ao menos até esta quinta-feira, 23, quando participa da sessão do Congresso Nacional que, entre outros temas, analisa o veto de Lula ao marco temporal. Apesar de integrar o governo, Fávaro já indicou ser a favor da proposta e deve ser mais um voto pela derrubada do veto presidencial. Ele deve retomar o cargo entre esta quinta e a sexta-feira, 24.
LEIA MAIS AQUI; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)