Crusoé: “Está cheio de nego maluco no mundo”, diz Lula
Petista ainda afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quer tomar a Groenlândia e o Canal do Panamá
O presidente Lula (PT) disse nesta sexta-feira, 26, que há muitas pessoas “malucas“ no mundo, ao comentar a necessidade de investimento em defesa no Brasil.
O petista afirmou ainda que vai incluir a defesa em seu programa de governo da campanha à reeleição e que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quer tomar a Groenlândia, o Canadá e o Canal do Panamá.
As declarações foram feitas durante discurso na cerimônia de lançamento e batismo da Fragata “Cunha Moreira”, em Itajaí (SC).
“Eu não quero guerra, mas eu também não quero ser pego de surpresa. Eu não quero constatar que eu não tenho nada… eu tenho que me cuidar. Um belo dia, quando ninguém esperava, o Solano López, presidente do Paraguai, invadiu logo de vez Brasil, Argentina e Uruguai”, falou o presidente, relembrando a Guerra do Paraguai, no século XIX.
“Está cheio de nego maluco no mundo. Está cheio de nego maluco no mundo. Agora mesmo o presidente americano quer tomar a Groenlândia, o Canadá, que vai virar estado dele, quer tomar o Canal do Panamá. Onde é que nós estamos?”, acrescentou.
Trump, de fato, já manifestou interesse em anexar a Groenlândia e o Canadá aos EUA e que o país americano controle o Canal do Panamá.
Indústria de defesa
No discurso, Lula pontuou também que é necessário discutir uma indústria de defesa no Brasil.
“Porque não é possível que a gente não tenha a noção do nosso tamanho, que a gente não tenha a noção da nossa importância na América Latina. Que a gente não tenha a noção que o mar não é uma divisa entre nós e a África. O mar é o que junta nós e a África. E o que podemos prestar de serviço e transferência de tecnologia para esses países. Esse é o papel do Brasil”, declarou.
O presidente ressaltou que o mundo vive a maior concentração de conflitos desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Marian
26.06.2026 18:03Qual arma consegue encarar uma bomba atômica? Faz-me rir, e vamos evitar provocações .
André Miguel Fegyveres
26.06.2026 15:09Lula, agora octogenário, você quer continuar enganando o povo brasileiro. Em quase 1/4 de século no poder, seu partido e você nada fizeram pelo bem do Brasil. Roubou tudo quanto pôde, Roubou durante o mensalão, durante o petrolão, durante o governo da Dilma e agora, no seu 3º mandato você e seu filho Lulinha estão envolvidos no escândalo do INSS, do banco Master, dos Correios, etc, etc, etc...Não venha agora jogar a culpa desse atraso e esculhambação que você implantou no Brasil em elementos externos. Pegue seu chapéu Panamá e caia fora!