Crusoé: Comunista! Fascista!
Quem define líderes e os seguidores dos partidos no Brasil como fascistas ou comunistas é porque lhes falta conhecimento de História
Outro dia escrevi uma coluna “Os mercadores da noite” que repercutiu bem entre os assinantes.
Mas não foi unanimidade. Um deles me chamou de “esquerdalha” e disse que eu estava caducando.
Agora virou moda no mundo dividir as pessoas entre esquerdistas e capitalistas, quase sempre com conotação negativa.
Isso me lembra (me lembra, não, pois eu ainda não era nascido) a década de 1930, quando os brasileiros se dividiam entre getulistas, seguidores de Vargas, integralistas, liderados por Plínio Salgado, e comunistas, que seguiam cegamente os mandamentos de Pai Stalin (Joseph Stalin, ditador da União Soviética entre 1922 e 1953).
Fugindo um pouco do assunto, mas não do personagem, Stalin era tão temido que, quando morreu, em 5 de março de 1953, vítima de um AVC, seus ministros e auxiliares mais próximos levaram dois dias para entrar em seu quarto no Kremlin, pois eram terminantemente proibidos de fazê-lo.
Minha mãe contava que, nos anos trinta, certa vez caminhando pela rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, se deparou com uma turba trajando camisas verdes (integralistas de Plínio Salgado) espancando um jovem.
“O que é que ele fez?”, ela perguntou.
“É um comunista”, um dos linchadores explicou.
“Mas precisa de tanta gente para enfrentar ‘um’ comunista?”, minha mãe ironizou.
Em agosto de 1939, comunistas e integralistas ficaram desnorteados quando receberam ordens de apoiar Hitler (os comunistas) e Stalin (os integralistas).
Essa excrescência durou até 22 de junho de 1941, quando as tropas da Wehrmacht (forças armadas nazistas) atacaram as legiões soviéticas.
Como nem Hitler nem Stalin tinham o menor respeito pela vida humana, dessa data até 30 de abril de 1945, quando Adolf Hitler se suicidou no bunker da chancelaria em Berlim, pondo fim à guerra no teatro da Europa, as baixas foram contadas em dezenas de milhões.
Então quem computa os líderes e os seguidores dos partidos de direita e de esquerda no Brasil como sendo fascistas e comunistas, é porque lhes falta conhecimento de História,
Existem ótimos exemplos de governos socialistas bem-sucedidos.
Se os eleitores de determinados…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)